domingo, 9 de setembro de 2007

1º Passeio BTT de Tinalhas - Rescaldo!

Boas a todos:

Realizou-se hoje, dia 9 de Setembro de 2007, o 1º Passeio de BTT em Tinalhas, organizado pela SUMAGRE (Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial)...e que passeio!....Mas já lá vamos!

Conforme anunciado aqui no "blog da malta", BTTHAL tinha a intenção de participar com alguns dignos representantes da equipa BTTHAL... contratempos da época veraneana e de força maior, impediu a participação de todos... excepto de um ... João Valente (eu!!!!), decidiu enveredar o jersey BTTHAL e mostrar (pouco) que também estivemos presentes, e apoiamos inicitaivas como esta...especialmente...porque foi a estreia deste pessoal de Tinalhas na Organização do evento.

Desde já um agradecimento muito especial ao Sr. António Cabaço pela boleia da minha pessoa e da minha bicicleta na sua "jipose"... como lhe chama tão carinhosamente! Obrigado...

A concentração junto à Junta de Feguesia de Tinalhas estava marcada para as 8h...e nós cumprimos com pontualidade britânica. Já havia malta a aquecer, havia malta a chegar, mas o panorama estava a compor-se!

Fomos levantar os respectivos dorsais e brindes...e aqui logo a primeira grande responsabilidade do dia! Entregaram o número 10 (estrela da equipa) ao Sr. Cabaço e eu fiquei com a capicua - 11! Como brinde tivemos direito a uma t-shirt toda fashion a publicitar os eventos do dia, Passeio BTT e Passeio Pedestre!

Partida para o Passeio de BTT e para o Passeio Pedestre quase em simultâneo, o que levou a que os mais atrasados... ou melhor... os menos acelerados tivessem de passar entre os pedestrianos lá numa vereda que de largo não tinha muito! Foi logo o primeiro aplauso do dia: Eu, Cabaço e RNabais os últimos do pelotão, a passar entre as alas formadas pelos participantes do pedestre! Lindo de se ver...

Nos primeiros 500 metros de passeio, nós 3, deixamos de ver vivalma a andar em cima de uma bicicleta! Desapareceu tudo! Como se o atraso não fosse suficiente, ao km 3, depois de um ressalto numa pedra mais acutilante, furo no rodado traseiro. Tinha estado eu a gabar-me 15 minutos antes...que desde que colocara câmaras de ar com selante, jamais furara - foi mesmo para me calar!!! Enfim...

Com mais "nhanha" ou menos "nhanha" nas mãos... lá reparámos o furo e pusemos pernas ao caminho! A partir daqui até ao km 15 foi um autêntico passeio a 3 (Eu, Cabaço e RNabais ), sem avistar absolutamente ninguém!

Com a primeira subidita alcançamos os últimos (a seguir a nós), os "bttistas libelinhas" evidenciavam capacetes com 2 antenas muito originais! Logo a seguir, uma descida bastante perigosa, com cascalho solto no terço inferior e uma inclinação de meter respeito a qualquer um... aqui reuniam-se um grupo de participantes, que pelo aspecto deveriam estar a conferenciar e a delinear estratégias para decidir qual a melhor maneira de descer esta escarpa!!!

Mais meia dúzia de Km e fomos presenteados com o abastecimento (Km 25)... é certo que não havia sandes de carne assada (lembram-se?), mas o que havia na mesa deu perfeitamente para saciar a larica! Copos de plástico é que não havia... a malta ficou na dúvida se para além do capacete ser obrigatório, também era necessário levar copo pessoal! Quem não teve problemas destes foram aqueles que passaram pelo abastecimenbto e nem sequer pararam. Fica aqui, portanto, um agrdecimento a esses que não param para comer...nós, do relax só ganhamos com isso! Obrigado e para a próxima façam exactamente o mesmo, que a malta torna a agradecer!

Com metade do circuito para cumprir, partimos...e depressa começamos a avistar o vasto lençol de água da Barragem da Mareteca. Uma vertente desta que eu ainda não conhecia. A sessão de fotografias falou mais alto, com tempo para algumas fotos de grupo, outras artísticas, outros a deixar cair a digital no chão (lol) e ainda outras a gajos que tentavam fazer surf com a bicla dentro de água...o homem é mesmo louco! Vejam as fotos...

Nós, no nosso ritmo, com as nossas conversa...e perto dos últimos lugares, estavamos a usufruir ao máximo deste passeio! Não havia pressa....o vencedor do passeio...decerto já tinha chegado ao fim...e à muito tempo! Tiveram que esperar foi quase 3 horas pelos últimos...para iniciar o almoço. Será digno para um vencedor de Passeio!

Já saciados com a beleza da paisagem e o bom ambiente da companhia, não exigiamos mais nada, senão o almoço, quando, nos últimos 5 km, fomos presenteados com aquilo a que nós chamamos...terminar com chave de ouro! Um trilho de sobe e desce com alguma irregularidade de terreno, curvas e contra-curvas e zonas de single track, que nos levou até ao alcatrão já perto da meta em Tinalhas! Ficamos deliciados, e a promesa de voltarmos a estes trilhos finais é já para breve!

A conversa já vai longa, mas ainda tempo para referir que antes da banhoca ainda bebemos 2 imperiais cada um (os vencedores do passeio esperaram mais um pouco!!!) O balneário era todo nosso, e a água era quetinha e com pressão...como a gente gosta!!!

O almoço foi em mesa corrida, estratégicamente sentados, fomos os primeiros a ser servidos e a feijoada bem confecionada (um pouco picante) era abundante! O Roberto teve azar, pois para além de 2 pêras bichosas, ainda teve direito a um furo...em pleno tejadilho da carrinha! Roberto junta-te ao grupo...lol!

Uma última palavra para a Organização do Passeio, continuem a organizar eventos como este, que certamente a nossa presença será uma constante!




NOTA DE RODAPÉ (tive de ir pesquisar... pois quando cheguei a casa vinha um pouco confuso):

No dicionário online aparece que Passeio é o acto ou efeito de passear. Pesquisei ainda Passear - andar a passos lentos; caminhar por prazer ou como exercício higiénico; jornadear para recreio.

Depois desta consulta ao dicionário, fiquei mais descansado!

Nós os 3 (JValente, ACabaço e RNabais), fomos dos poucos que participamos no Passeio BTT de Tinalhas.

Mais Fotoreportagem em:

- http://ac-trilhoseaventuras.blogspot.com/

- http://castelo-branco-by-bike.blogspot.com/

Até à próxima Amigos.

João Valente

5 comentários:

Anónimo disse...

Pelo CLI:

Pois é Joao: um passeio é sempre um passeio, e esto é sempre para desfrutar com os amigos (desta vez foram o RARN e o AC) e é assim o espírito BTTHAL, nao é?
Tive muita pena de nao poder estar lá com vocês, mas a praia é a praia (e as suecas sao as suecas…..).
BJKs
Carlos

Anónimo disse...

Pelo PJFA:

Eu gosto é desses passeios

Anónimo disse...

Pelo RMendes:

Passeios… é esso o meu espirito também, pena que um amigo resolveu “passear-se” para a equipa dos casados justamente no dia do passeio. Ao passar de autocarro em Tinalhas ainda vi o RARN a tirar umas fotos e mais um aglomerado de bttistas no ponto de partida. Foi com alguma tristeza que continuei a viagem, perdia uma amigo para a equipa adeversária e perdia um passeio de btt com os amigos do pedal…
Fica para uma próxima.

Rmendes

FMicaelo disse...

Pois pois…Assim é que é! Eu cá por mim fartei-me de passear à beira mar! E como o dicionário diz, fi-lo em passos lentos e vagarosos para poder bem apreciar as paisagens “maritimas” que por ali se pavoneiam (o)(o) … eheheheh
Brincadeira á parte, o nosso verdadeiro espirito bttista assimilou verdadeiramente o ambito da organização – Passear! e mai nada!… Ainda alguem sabe quem foi o “vencedor do passeio”??? e o prémio foi bom? (para alem de 3 horas de espera pela feijoada…lol)… mas de certeza que não gozou tanto este passeio como estes 3 verdadeiros Bttistas! Até á proxima!!!

Anónimo disse...

Pelo João (Tinalhas):

Quero agradecer desde ao pessoal “BTTHAL” e a todos os intervenientesneste 1º passeio, os elogios tecido á SUMAGRE – Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial.

Certo é que houve alguns pormenores que não foram previstos e consequentemente não resolvidos.

Mas acreditamos que todos se divertiram, e prometemos mais do mesmo, mas já com correcções, só não prometo as ditas sandes de carne assada.(lol)

João Mendes