terça-feira, 20 de março de 2007

Rota Green Day !

Boas a todos!!

O dia amanheceu radioso, mas frio e ventoso. Mas nada abalou o espirito primaveril dos dois btthalistas - Rui Macedo e Fernando Micaelo, que após a entrega dos respectivos "rebentos" na Escolinha, se juntaram ás 09:15 na Ministra para o habitual "doping" - um cafezinho quentinho porque os niveis baixos de cafeina exigiam reposição!!

Após a bebida aromatizada e dois dedos de conversa com a dona da pastelaria, Demos inicio á Rota Green Day ou Rota das Capelas, rumando pela Sapateira direitinhos à capela de S. Martinho onde podemos desde logo a apreciar o despontar da Primavera, possibilitada pela esplendorosa vista que o monte proporciona a quem ofegante lá consegue chegar acima.

Precipitamo-nos depois monte abaixo, com alguns resvalanços á mistura, elevando desde logo os nossos niveis de adrenalina, passando depois pelas proximidades do Forninho do Bispo, rumo á Sra de Mércules. Ai nova paragem e novas fotos, e uma pequena conversa com a idosa guardiã da capela que há décadas habita o local.

Seguimos depois até á Rebouça, subindo depois até à Gargalheira, entrando no alcatrão até à Fonte Santa, onde um manto de malmequeres parecia neve acabada de cair!! Que bela paisagem primaveril, bem acompanhada pela sinfonia cristalina da passarada.

Seguimos depois até à capela de S. Luis, famosa pela sua festa no 1º domingo a seguir á Páscoa, onde o povo dos Escalos compartilha alegremente os seus farneis e não menos famigerados garrafões!! ehehehe... Aproveitamos então para atacar as barritas e a banana da ordem, porque as 11h já assim o exigiam.

Seguimos depois pelo Monte Brito onde podemos apreciar crescente colónia de cegonhas que aqui habita, perdendo o conto ao n.º de ninhos por ali construidos, chegando pouco depois ao Parque de Desportos Motorizados. Passamos ao lado, atravessamos a linha férrea, direitinhos ás ruinas da capela de S. Bartolomeu, através de uns single-tracks quase desaparecidos, que fazem parte da minha infância.

Passamos depois junto ao monte dos Irmãos Valente, onde os canideos sempre apostam numa corrida connosco (perderam mais uma vez...eheheeh), direitos á Qta dos Carvalhos. Depois rumamos à Feiteira, até à famigerada portagem do frigorifico. Já nos Buenos Aires despedimos até uma próxima volta que esperamos para breve e com a equipa completa (boas férias aos ausentes!!).

Ficou um dia bem passado, pleno de boas imagens da Primavera que já desponta, numa rota marcada pela baixa velocidade para podermos apreciar bem o que nos rodeava, aliada ao bom companheirismo sempre presente.

Fiquem bem!!! Apreciem as fotos que aqui deixo.

Fmikke :-)))

2 comentários:

JValente disse...

Por Roberto Mendes:

Olá amigos, vejo que não deram descanso às “meninas” na minha ausencia. Bem agradavel que deve ter sido esse passeio. Bem, estou de volta à “estrada” e aos trilhos por isso contem comigo. RMGM Até já!

JValente disse...

Por Teresa Martins:

Parabéns pela continuidade do vosso blog, e pelo vosso espírito e prazer que sentem ao praticar BTT e contacto com a natureza.
E já agora… onde estão as mulheres?!

Eu costumo pedalar com o pessoal do BTT-CTB, quando estou na cidade aos fins de semana. Um dia destes temos que nos juntar todos.

Até breve.