sexta-feira, 29 de maio de 2015

5 bidons aos 100

Boas a todos
 
Esta coisa da idade tem lá porras. Pensa a gente que continua a ser um corpo jovem, uma máquina afinadíssima e vai que não volta, descobre que já anda meio desafinado!
 
 
Pois é!... Foi assim que percebi que estou a gastar um pouco mais... Mais propriamente, estou a gastar 5 bidons (de água!!!) aos 100. Se pensarmos bem, isto é o consumo normal de um carro! E eu não sou propriamente um Ferrari.... quando muito um Opel Corsa.... dos antigos! :-) 
 
 
Num carro, este tipo de consumo é tranquilo. Aerodinâmica, 4 rodas no chão, algum peso, tudo bem, é normal! Numa mota, isto já é consumo a mais! Duas rodas no chão é suposto consumirem menos. pois o atrito é menor. Numa bicicleta então, nem se fala! Impensável!...
 
 
De Castelo Branco à Sobreira Formosa a coisa esteve controlada... 50 kms, gastei pouco mais que 1,5 bidons. Nada mau para uma máquina com 46 anos. Uma cafezada no café habitual, a sandocha no bucho e pronto! Ala que se faz tarde, que nós eramos de longe.
 
 
O pior foi a partir dali. A descer até Proença, tudo ok. Na subida às Moitas tudo ok. Na descida ate ao Vale da Mua tudo ok! Mas na subida do Perdigão o radiador começou a aquecer!... Quem é que parava aquele consumo!!!
 
 
Pior que tudo isto é a questão dos aditivos. As marcas dizem que baixam o consumo e melhoram a performance do motor. Complementamos a subida do Perdigão com a subida ao Castelo do Rei Wamba. Estávamos numa de subidas... porque não... mais uma, não fazia a diferença! :-)
 
 
Mas quando cheguei à Pastelaria Rodense, a mecânica pediu encarecidamente um aditivo mais robusto. Ao tradicional pastelinho, juntei-lhe um aditivo tipo mini, de uma marca consagrada (Sagrespam), que naquela "oficina", fazem questão de a vender sob a forma "geladinha".

 
Pensei que estava garantido o arrefecimento. Mas não. A partir dali, os 30 e muitos graus começaram a derreter o alcatrão, e o "bafo" era de tal maneira quente, que as condutas do radiador mandavam baforadas. Nem com ratés na subida, eu baixava o consumo... e disparou ao ponto de atingir os 5 bidons aos 100 kms!

 
Valeu-me a bomba de combustível da Galp das Sarnadas, onde enfiei  mais um pouco de combustível, pois já vinha a "papeis de música", onde nem o GPS aguentou, berrando na Serrasqueira sem bateria. Lá cheguei a casa com a língua mais seca que a cortiça dos sobreiros de Beja e 110 kms nas perninhas que já "vermelhavam tipo camarão tigre" apesar do protector tipo 50!!

 
Reposta a "mecânica" em casa com umas ervilhas de canoa com bacon e ovo escalfado, apenas tenho a dizer que amanhã há a I Clássica! São 120 kms com este calor. Vamos a ver se também há aditivos pelo caminho! Desta organização espero o melhor! :-)
 
FMike :-)

Sem comentários: