sexta-feira, 19 de julho de 2013

VIII Aniversário da ACIN

Boas a todos!

Apesar do atraso, fruto das "lides sabáticas", em que temos andado a pegar "os livros de caras", arranjou-se um espacinho na agenda de "ministro"  para dizer: "ACIN, sim!"
 
 
No passado "dia do senhor", vulgo domingo para os ateus, conseguimos levantar o Lozoya da cama, apesar da hora "imensamente matutina" e partir para o palco da Catedral do BTT, a bonita vila de Idanha-a-Nova.
 
 
Calor, Verão, fim de semana, sair de C. Branco de madrugada, que desígnios para nos afastar do "amado estudo", do desejado "vale dos lençóis" e pegar nas gingas por terras raianas???
 
 
Apenas um motivo, mas merecedor de todo esses esforço - um belo convite por parte dos amigos da ACIN, em que destaco, perdoem-me a distinção, os amigos Afonso,  a Sandra  e o Rui Tapadas.

 
Esta malta amiga "fizeram o favor" de nos convidar para o VIII Aniversário da ACIN, num momento especial para eles em que inauguraram a sua nova sede, numa das ruas que descem da Idanha à Sra da Graça, no antigo e bem recuperado Lavadouro, que agora dá poiso e morada à ACIN. Tá bonito!!
 
 
Sem grandes preparações para este evento - relembro que temos estado em grande preparação física e mental, à porta fechada, tudo para a Volta a Portugal (leia-se livros, computadores,  e às vezes, bejecas e sofá), lá pegamos nas bikes (o que é lá isso??) e zarpamos para a vila.

 
O intuito era simples... um passeio de amigos, por belas terras raianas, que terminaria com uma bela almoçarada, com o simples objetivo de comemorar mais este aniversário desta Grande (G maiúsculo!) associação que muito tem feito pelo BTT e sobretudo pela vila onde se radica.


Meio remelosos e sem termos feito grandes combinações com ninguém (ramadão académico!!!) chegamos à vila da Idanha mesmo à hora de "xutar" uma dose de cafeina, que se não bastasse, foi ainda "potenciada" pela presença, imediatamente festejada, de um bom par de amigos e amigas, para quem o BTT continua a ser sinonimo de festa, camaradagem e bons momentos.


O lote de bons companheiros era imenso.... praticamente conheciamos toda a gente e isso tem uma coisa boa - podemos rever amigos de todos os cantos ao mesmo tempo, e uma coisa má - é dificil manter muita gente lado a lado numa conversa amena em trilhos estreitinhos... lol


Ok, foi excelente! Para já tivemos oportunidade de nos colocarmos mesmo no portico de saida desta "Maratona" e partir-mos em primeiro!!! Uaauuuuhhhhh!!! Foi um sensação.... igual às outras!.... ehehehehe...


Depois, a rapaziada da ACIN sabendo que a malta gosta mesmo é de bons recantos, muitas descidas e poucas subidas, levou-nos para a zona do Ladoeiro, plana quanto baste e cheia de recantos, trilhos, bredas e singles que muito nos agradaram... Sacana de região.... é mesmo bonita para pedalar!


A "melancia" em cima do "queque", vulgo, "cereja em cima do bolo" foram os percursos em redor dos  canais de irrigação que simplesmente adoramos! Apetecia seguir em frente e fazer "CATCHAPUM"  lá para dentro! Bicicleta incluida!...


A meio do percurso, numa das fontes antigas do Ladoeiro, tivemos um petisco que incluiu pão, presunto, queijo, paio e cerveja, pelos vistos "pouco apreciados", pois a malta de Castelo Branco queria era queques!!! QUEQUES!!!! Vá lá saber-se porquê... (private joke!)

 
 
O almoço, tal como o "nosso presidente" Afonso foi dizendo, incluia umas sardinholas a saltar nas brasas e umas febras, que "ninguém gosta"! Ainda pensamos que nos iriam buscar, pois da Sra da Graça lá para cima para a Idanha, dizem que é a subir!! A subir muito!! E tava calor!! E a bike tinha o motor "gripado"!!...


Bem, mas o recinto da Feira Raiana era mesmo lá em cima e para "papar umas tipas" chamadas sardinhas, que por lá estavam a saltar, era preciso trepar aquela calçada romana! Uma tarefa enorme, só mesmo ao alcance de tipos como nós, que tratamos o "Mont Ventoux" por tu... :-)


Bem, sabe-se lá como, conseguimos subir aquela canseira toda... Agora era preciso lavar o corpo do pó e suor acumulados (era domingo, dia de barrela!). No pavilhão da escola lá seguiu um banhinho que soube... a banho! Acho que já fomos mais vezes aquela escola que alguns alunos que por lá andam... :-)


Seguiu-se a melhor parte do passeio, aquela em que nos sentamos à somba do enorme freixo, pegamos numa jola fresquinha numa mão e no rabo de uma sardinha com a outra e começamos a comemorar mais um aniversário desta associação.


Uns ao melhor estilo "pega na sardinha e lambe os dedos", outros mais formais, de "faca e garfo e limpa os beiços à manga da camisola", foi vê-los a "meter para o fatinho" uns quantos pares delas, pois isto de trepar calçadas dá fome! Como se não bastasse, a água da Vialonga estava fresca, o que tornava a tarefa enorme! Mas lá conseguimos dar conta do recado!


Embora pesarosos pela saida prematura (sim, alguém teve de vir trabalhar, mesmo sendo dia do Senhor), sei que a tarde continuou animada, com direito a bolo e tudo. Que riqueza de convívio!


Termino com um agradecimento especial aos nossos amigos que nos convidaram e que continuem nesta senda de sucesso e enaltecimento do desporto chamado BTT, que nós todos apreciamos. Em Outubro lá estaremos novamente. ACIN Sim! Bom Aniversário!

FMike :-)

2 comentários:

CLI disse...

Ai aquelas sardinhas tão ricas... o seu bom sabor era proporcional à dificuldade e ao calor daquela subida romana... Já pensaram em instalar um elevador como na Covilhã, Porto ou Lisboa (Santa Justa)??? (com certeza que as sardinhas e a cervejola continuam igual de boas).

Pinto Infante disse...

pois que inveja tenho eu de vos ver pedalar ao sabor da ACIN.
que mal me calhou o serviço de fim de semana desse domingo, mas...a profissão falou mais alto..
já o disse várias vezes e repito:
A.C.I.N. vale a pena...
grandes trilhos...
abraço e se for o caso boas férias
Pinto Infante