segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pelos Caminhos da Fé... CBranco-Santiago (6ªEtapa)

Boas a todos!


 
Há já quase 2 meses que a Confraria dos Caminhos marcou para este ultimo fim de semana de Junho a realização de mais duas etapas, a ligar Castelo Branco a Santiago, pelos antigos caminhos da fé, agora em plena revitalização.

 
 
Como de habitual, o  Jaime, meu amigo e confrade daquela confraria, deu-me um "toque" a ver se os queria acompanhar, o que prontamente disse que sim, mesmo aquela distância de tempo. Alguma coisa se havia de arranjar. O "bichinho" da aventura tem lá que se diga!...

 
 
 A 6ªetapa já para lá do maciço central da Estrela, liga o Porto da Carne, aos pés da Guarda, à bonita cidade de Trancoso, um local que não conhecia e onde se respira historia e cultura em todos os recantos.


 
Depois da habitual viagem até ao ponto 0 da etapa de hoje, em Vila Cortês do Mondego, demos inicio aos 26 km que nos separavam de Trancoso, por volta das 06:20.


 
Era madrugada pois então, mas o calor a isso obrigava! E aquela hora, o sentimento era comum....estava tudo ávido de caminhar por aquelas belas terras, prontos para partir à descoberta!


 
Os primeiros kms tinham algum alcatrão, mas rapidamente o largamos, entrando em caminhos de terra batida, um pouco antes da Lageosa, ali com a A25 ao lado e Celorico da Beira à nossa frente.


Antes de passarmos por baixo da A25 atravessamos o Mondego na bonita ponte do Ladrão, em direção à Aldeia Rica, ali com a Corteagada ao lado.



Seguiu-se a povoação do Baraçal, que nos proporcionou o local para o primeiro repasto do dia e alguma galhofa... num singelo cruzamento de aldeia, havia simplesmente 20 placas de sinalização! Fantástico! eheheheh



Repostas as energias rumamos ao Minhocal, Prado e Freches, onde abandonaríamos os 400 e picos metros de altitude e subiríamos até aos 850 m de altitude.



A subida, longa e com poucas sombras aquela hora era difícil de se fazer, mas com a dose certa de companheirismo, bem emoldurado pela bonita paisagem depressa se venceu e chegamos à capela de S. Marcos, onde o marco geodésico marca o local da Batalha de Trancoso.



A entrada em Trancoso fez-se pelas 13:30 horas, mesmo a tempo de absorver toda aquela cultura, logo enriquecida pela chegada do cortejo real de D. Isabel.... era Feira Medieval em Trancoso!!!



Numa sombra á entrada da cidade estendemos as toalhas, juntamos os farnéis de cada um e comemos dos de todos, num bom espirito de caminheiros e amigos, com a pinga (o tinto da nossa modesta colheita) a fazer algum furor, pois modéstia à parte, está excelente!



Seguiu-se uma tarde divertida pela Feira Mediaeval, com direito a rabiscos na praça central, petiscos (sardinha doce de Trancoso), boa "boída" (sangrias e afins), em quantidade "moderada", que a tarde estava de calor!



Para jantar, um caldinho verde (não lavado.... sabor medieval!), uma bifana "medieval", cerveja com direito ao púcaro de barro e claro, a recepção do Rei D. Diniz à D. Isabel, em pleno castelo de Trancoso, um local imponente!




Seguiu-se o descanso na residencial D. Diniz, que nos ajudou a recuperar para a etapa do dia seguinte.



FMike :-)

Sem comentários: