quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Primeira do Ano 2012

Boas a todos!

Xiiii... a minha bicicleta ainda anda em festas de fim de ano... e a malta daqui também.... nem pedalam, nem escrevem, nem nada! Só festança...


Para começo de ano parecemos um bocadito distantes, fugidios do pedal e das crónicas aqui no cantinho da blogosfera. É verdade sim senhora! Quem connosco foi confraternizando nos últimos tempos já se apercebeu que a nossa disponibilidade para ir curtir os trilhos vai ficar limitada no próximo ano e meio.


Coisas da vida! Quem gosta do que faz e acha que sabe sempre pouco, anda sempre em "bolandas". Tanto eu, como o João, vamos começar uma nova etapa académica, daí que atrasos e algumas ausências podem vir a acontecer no futuro, tal como o foram esta semana, em que estivemos a "braços" com o primeiro trabalhinho. Nada que não se faça!


Portanto com o justificado atraso, cá vai a crónica deste domingo, em que a malta apareceu nas Docas para tentar negativar o saldo positivo das rabanadas e bolo rei. Assim foi dado o mote, e assim apareceram 11 camaradas dispostos a largar "lastro" pelos trilhos da região - Eu (FMike), Abilio, João V., os 3 Luises, Nelo, Nuno Maia, Pedro Roxo, Rui P. e o Rui S.


O Nelo deu a ideia de irmos fazer uma voltinha ali pros lados do Ocreza, um local reconhecido pelos apreciadores de subidas, pois para aqueles lados há um bom par delas, capazes de fazer arfar e subir a temperatura no radiador, o que era bem benvindo!



Numa manhã simplesmente gélida, pedalar naquela zona revelou-se tanto de bonito como de dificil pelas temperaturas baixas daquelas covas, em tudo o que se via estava simplesmente congelado.... erva, arbustos, árvores, poças de água tudo exibia um branco pálido e gelo de palmo, ideal para um Martini on the rocks...


Ainda pensei que a coisa fosse correr mal, pois atravessar o Ocreza com água gelada não era de todo um  prazer... mas como a chuva anda arredada, simplesmente só deu para molhar os tacos dos pneus... nem mais nada!


 Sair dali em direcção aos Calvos é sempre aquela dose... P*ta de subida! Aquilo é que foi ver a malta a largar rabanadas e caricas de cerveja por ali acima, enquanto vencia aquelas ingremes encostas!


Isto de ser agressivo com as bikes em rescaldo das festanças, tem lá que se lhe diga... elas também querem algum descanso! Como o Nelo foi "bruto" com a "querida" dele, ela deu-lhe um elo em risco de fractura eminente! Bem chamamos pelo Dr. Elolink, mas ele não estava de urgência, nada feito....teve mesmo de "remendar" a "bicha" e seguir viagem!


A ideia era seguir para as Ferrarias, mas a inexistência de café fez tremer a rapaziada... mais valia ir até S. Domingos, ao famoso café dos Amigos, seguindo uma ideia do Luis Lourenço, um verdadeiro conhecedor da região,que nos brinda sempre com alguns cantinhos bem jeitosos!



Seguiram-se um bom par de trilhos em direcção a Camões, onde mais uma vez a travessia foi tranquila, mas que deu bem para perceber que o frio veio para ficar... a água junto á margem estava simplesmente congelada!




A seguir a Camões, entramos pelo vale agora repleto de olival novo, passando a seguir junto ao cemitério do Chão da Vã, com nova travessia, pelas famosas passadoura, um local bonito embora sereno demais nesta altura...o ano passado por esta altura estivemos no mesmo sitio e estivemos na eminencia de nem sequer consegurimos passar por cima das ditas!...Isto está mesmo seco!



Daqui temos duas alternativas...ou vamos para o Salguerio e depois Palvarinho ... ou iamos via Juncal, com entrada na city pela Sr. Valverde. Optamos pela última pois a ninguém ainda lhe apetecia um "petisco" chamdo Ponte de Ferro...



Lá seguimos em direcção ao Juncal pelas imediações do Vale Sando, agora com a temperatura bem mais amena, convidativa ao pedal!


No Juncal tivemos "brinde"! Toda a gente sabe que tem de subir aldeia, mas desta vez foi por uma "parede" paralela ás casas, que para a maioria de nós foi a estrear! Houve quem se deitasse da bicla abaixo só para beijar o chão! Que espectáculo de subida...


Acabamos por encontrar alguma malta do Juncal já a chegar a casa, embora nós seguissemos viagem para Cafede, pois ainda não eram horas de almoço e a malta ainda lhes apetecia largar mais umas rabanadas...




De Cafede para baixo todos os santos ajudam, mas na subida para Alcains estavam todos de costas!


Depois de tantas "piadas" sobre bombas, elas acabaram por fazer falta, pois na subida o João, um verdadeiro coleccionador de pregos, lá apanhou mais um, em versão "atravesso-te todo!", que nos valeu uma boa meia hora de risada enquanto resolvemos a situação!


Já com Alcains para trás, a malta já com o nariz no ar a pensar em cerveja tremoço e almoço, foi vê-los tipo caravelas enfunadas a subir por ali acima em direcção á Pedra da Légua, que nem uns leões... perdão (posso ofender alguém), que nem uns atletas....cheios de rabanadas!... Eheheheh

Chegamos á cidade já bem em cima das 13 horas e quem, como eu, ia trabalhar, seguiu logo para casa, embora alguma malta tivesse mantido a tradição de ir beberricar uma mine com uns tremoçelhos...

Ao domingo há mais!

Abraço FMike:-)

3 comentários:

disse...

Olá pessoal.
Essa parte de aparecerem com menos frequência não é boa, e no vosso caso, que já aparecem pouco, quer dizer que vão mesmo desaparecer.
Vão tirar o curso de Medicina?!
Volta muito bonita, para início de ano. Mas já se sabe, quando é o Nelo a escolher a volta, é sempre a subir, mas os trilhos são lindos, pelo que vale a pena o sofrimento.
Espero ver-vos nos trilhos. Beijinhos.

JValente disse...

Tirar o Curso de Medicina!?!?! Teresa... isso seria claramente regredir e não evoluir! Acredite que sei do que falo!! Ehehehe...

Na verdade vamos ingressar no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica... tarefa que nos vai fazer queimar as pestanas e deixar os bolsos mais leves nos próximos tempos!

O pedal não será esquecido... mas será dificil aquela permanência como tanto gostávamos!

João Valente

Agnelo disse...

Teresa, "no pain, no gain", e neste caso o ganho é em paisagens mais interessantes. Só não percebo a razão dessa fama que tenho, de levar sempre o pessoal para sítios duros e com subidas!?
Quanto ao post, bom relato, boas fotos, bom passeio. Até domingo com leões e ÁGUIAS, e sem quedas nas subidas íngremes (anda trôpego o rapaz)!
AQ