segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Na Senda dos Veados... ausentes!

Mais um domingo… mais um dia de juntar amigos, dar umas boas pedaladas em BTT, confraternizar e aliviar o stress acumulado da semana... enfim uma ótima e salutar terapia de grupo!


Hoje, apesar das previsões fortes de aguaceiros e nevoeiro muito cerrado, compareceram no Centro Cívico de Castelo Branco 12 BTTistas para esta aventura. Demonstrou-se bem a vontade e o gosto implícito neste dia da semana e especialmente neste desporto!!!


Compareceu o João Afonso, Abílio Fidalgo, António Cabaço, Dário Falcão, eu (João Valente), José Luís, Luís Lourenço, Nuno Maia, Pedro Roxo, Rui Salgueiro, Silvério Correia e o Agnelo Quelhas, que tinha proposto durante a semana um “safari” por entre Veados, ao qual denominou “Na Senda dos Veados”!! Claro está que, com a paródia no seu auge… esta cena dos “veados” deu pano para mangas e para as mais diversas chalaças e graçolas durante a manhã! Enfim… bom ambiente mesmo!


Saímos do Centro cívico pela cidade fora, rumo à zona do Barrocal, Quinta da Pipa e Valongo, onde efetuámos paragem forçada em virtude de um furo no pneu traseiro do Agnelo! Um corte, tinha perfurado o tubeless e perdia ar rapidamente… alguns tacos depois e chacota qb lá se resolveu o problema! Seguimos rumo a Monforte da Beira pelo “carrossel” que desce até ao vale do Pônsul!


Este carrossel é uma zona muito rápida em que as descidas (na sua maioria) são suficientes para vencer as subidas que se seguem! Pedalamos num sobe e desce constante em que a velocidade alta nos faz vibrar em cima da bike! Muito porreiro!


Já no Vale do Pônsul, cruzámos o rio com o mesmo nome, pela velha ponte medieval, seguindo por “Vales e Montes” bem molhados, lamacentos, pesados e até escorregadios, pela Serra de Monforte, até à localidade de Monforte da Beira, onde entramos com cerca de 30 km’s feitos, e o corpinho a pedir um cafezito ou mesmo um abatanado no café local "O Padeiro".


Daqui, era tempo de inverter o sentido da marcha, e seguir em direção à cidade de Castelo Branco… ainda distante! Seguimos pela pequena estrada (recentemente asfaltada) das Minas de Tinta e Pó de Monforte, descendo depois em direção ao vale. Nesta zona… novo percalço com o pneu traseiro do Agnelo Quelhas! Aqui à “gato” furado que teima em não vedar! Câmara-de-ar e resolve-se de vez o problema… sem acrescentar mais atraso ao atraso já existente!


Com um andamento bem vivo vencemos alguns km’s, encurtando um pouco o track original, pelo avançar da hora. Já em cima da Ponte nova sobre o rio Pônsul optou-se por seguir via alcatrão vencendo as 3 belas inclinações até à cidade, onde chegámos já a passar das 13h com 67Km’s percorridos e as pingas da chuva a querer engrossar para a tarde!


Como o Silvério disse “não pode ser verão o inverno todo”! Hoje foi uma manhã de inverno a sério… ainda assim, não foi suficiente para nos impedir de sair do aconchego do lar e ir praticar um pouco de desporto com os amigos! Estou certo que ninguém se terá arrependido dessa decisão no final da manhã!

PS: Quantos aos veados… nem vê-los! Com um temporal destes qual é o veado que sai do seu abrigo!??? Ehehehe…

Venham mais como esta!
Abraço a Todos
João Valente

5 comentários:

Agnelo disse...

O que custa é que hoje de manhã estava de novo um sol de "rachar" (mistura de sol com frio de rachar), o meu carro acendeu pela primeira vez este inverno, em Castelo Branco, a luz de perigo de gelo. Foi uma volta muito interessante. Adoro a zona de Monforte (Monte+Forte), com a paisagem estilo raiano, em contraste com serra, em que os caminhos apresentam um piso bastante agreste, de origem geológica bastante antiga, em que a pedra é afiada e escorregadia. Outrora existiu por ali um Castelo (até ao século XVIII) que lhe deu a designação de Monforte. O "lado de lá", já com o Tejo por perto, continua a mostrar o mesmo tipo de paisagem, com o atalho sugerido pelo Cabaço a impressionar, naquele local de sobreiros velhos estilo mata antiga, por entre árvores de grande porte e trilhos de gado. Muito bom. A subida final, com aqueles picanços a mostrarem quem está em melhor forma, e a abrirem a vontade para a "birra". Prá semana há mais. Alguém propõe alguma, para não ser sempre eu?
AQ

João Afonso disse...

Fiquei traumatizado por não ver nenhum Veado ! hehehe... estou a brincar, foi uma "Voltinha" muito bem passada, já em relação à proposta do Agnelo concordo e assino por baixo para que não seja sempre ele a propor as voltas ! no próximo Domingo só não sou eu porque vou estar de Matança.
1 abraÇo.

Varadero disse...

Também com tantos tiros, só deu mesmo para ver os cartuchos espalhados pelos caminhos, os Veados deviam estar bem escondidos....

FMicaelo disse...

Excelente voltinha tenho a dizer. Tenho pena mas nao alinhei por causa do trabalho, mas como tb nao viram veados, e para ninguem ficar traumatizado, acho que será volta a repetir lá para a primavera, pois nessa altura será mais fácil vê-los. Quanto ao Domingo nao tenho sugestões, mas sei lá podiamos fazer uns troços ali na zona das sarnadas, tostão, ou então na zona de cafede e póvoa, na zona do vale sando. Nao tenho grandes tracks para ali...

Silvério disse...

Passeio MONTEs de FORTE!
Só nós é que sabemos porque não ficamos na caminha ao Domingo de manhã! Porque nada supera os 4P's na companhia de bons AMIGOS. E quando todos se disponibilizam incondicionalmente para abraçar esta política o resultado é garantido: ESPECTÁCULO em todas as vertentes, desde os trilhos ao convívio!
Pena que no próximo domingo não posso "ajudar" o Agnelo, dando uma resposta à bastante pertinente questão que coloca. Pois é, vou levar com uma falta de presença. Da minha próxima vez apresentarei atempadamente uma proposta "indecente".
Um abraço para todos
Silvério