sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Há Geocaches que dão que fazer!...

Boas a todos!

Já aqui o dissemos muita vez que ambos os desportos BTT e Geocaching conjugam muito bem! Mas e quando juntamos Escalada e INEM na equação? Ainda por cima de jerseys novos? Será assim tão linear?... Ai que estes gajos já se partiram todos... eheheheheh...


Ok sem stress... a malta está inteira e de boa saúde! Sosseguem que ainda não é desta que se livram de nós! E os jerseys?... bem... são bonitos e cheios de significado!


Pois bem já tinhamos aqui lançado um sussurro que brevemente iamos tentar levar a malta numa aventura de geocaching e escalada, num domingo próximo, em versão workshop. O assunto não está esquecido, até porque ao desafio vai-se aliar uma novissima geocache na já apreciada... Serra de S.Brás! Pois é o nosso amigo CS-JMP, Jaime para os amigos, vai instalar lá uma nova cache que vai implicar pernas a dobrar... para subirmos a p*ta da serra e claro para treparmos uma parede de escalada até ao caixotinho!


Bem, mas enquanto nao se concretiza uma data, a malta vai dando umas pedaladas tranquilas na região, com caixotinhos á mistura e hoje não foi excepção, embora com novas nuances na equação, pois nesta quarta-feira o Jaime tinha disponibilidade para nos dar um workshop no Chão da Vã e claro aproveitamos a oportunidade de ir apreciar o radicalismo da escalada com cordas, numa cache fora do habitual.


Assim juntamos-nos 3 conhecidos geocachers bttistas, eu (FMike), o João Valente e o Daniel, para essa voltinha que prometia aventuras diferentes do habitual... e que fora do habitual! Há caches que dão mesmo muuuiiiittttoooo que fazer! Igualmente aproveitamos a oportunidade para estrear os nossos "recentissimos" jerseys Blue O, difusores da mensagem que praticar BTT com Diabetes é possível!


Assim de manhãzinha, pois tinha que cá estar relativamente cedo, juntamos-nos e enfrentamos o muito frio da manhã, sobretudo nas zonas baixas até ao Salgueiro, onde a geada matinal fazia cintilar tudo com os envergonhados raios de sol que iam despontando, ao mesmo tempo que o ar glaciar, quase nos toldava a fala, os dedos e a ponta do nariz... mas pronto, quando é por gosto não mata ninguém!


Depois de uma cafezada no Salgueiro e umas fotos da praxe com as nossas "janotas" camisolas, tudo para fazer tempo até chegar o Jaime, lá nos fomos aproximando do Chão da Vã pelo trilho que passa nas alminhas, com várias fotos aqui e ali, inclusive com alguns "cubos de gelo" que iamos encontrando, até que chegamos ás passadouras da ribeira, onde o GPS deu o grito de alerta - Cache á vista!: Tree Climbing: Passadouras do Chão da Vã


Encontrado o pinheiro que a aloja, olhamos para cima e lá estava a "magana", bem alta, completamente fora do nosso alcançe! Bem procuramos uma escadinha ali perto, mas nada! Só mesmo com o equipamento de escalada do Jaime é que lá iamos! Nada como comer uma sandocha para dar forças pois iam ser precisas!



O Jaime chegou, cumprimentos dados e com a facilidade de quem domina a coisa, ele num instante montou o equipamento, explicou e demonstrou com uma facilidade como nós andamos de bicicleta... ala por ali acima que até parecia que ia de elevador!... Para baixo, idem, aspas, aspas... Uma descida em "rappel", a fazer-me lembrar os tempos da tropa! Bons momentos!



Bem mas se queriamos registar o found tinhamos de lá subir e como tal, cheguei-me á frente e fiz-me ás cordas... mas aquilo em mãos de "nabo" é bem diferente! Depois de um inicio algo atribulado e com muita risota á mistura, lá apanhei o jeito á coisa e fiz-me á cache por ali acima, com os tintins apertados nos cabrestos e o coração aos pulos... espectacular sensação, ainda por cima com a cache ali na mão!



Para baixo foi mais fácil, bastando mudar a "aparelhagem" para modo de "rappel" e toca a descer como manda o figurino... Soberba experiencia de "voar por ali abaixo", tendo a certeza(?) que ia parar antes de me partir todo no chão!


Logo de seguida, outro afoito, o JV, farto de galhofa provou "in loco" que é fácil falar, mas trepar com aqueles tanganhos por ali acima é preciso destreza e alguma experiencia. Menos mal, também lá apanhou o jeito e num instante pos-se lá também em cima. Na hora de logar... catrapumba, a cache da árvore abaixo... que falta de jeito!



Menos mal que a descer em rappel fê-lo com todos os "s's" e "r's" como manda o figurino! Mais um aprovado no workshop! Até parecia um mancebo da tropa a descer o pórtico na instrução!


Terminou a série o Daniel, mais novo e menos experiente que mesmo assim, com um arranque aos bochechos, lá conseguiu dar a volta á corda e igualmente se pos lá em cima copiando os passos do irmão... catrapumba novamente a cache no chão.... O Jaime já dizia mal da vida dele... "Querem ver que estes gajos ainda me dão cabo do arranjinho?" pensava ele em voz alta... Eeheheheh



Depois da troca dos "armanhos", igualmente desceu com graciosidade, chegando direitinho ao chão, provando mais uma vez que esta malta de Castelo Branco adora um bom desafio... nem que seja a 5 metros do chão, atados por cordas que nem uns papagaios lançados ao vento!


"Eh pá entao o INEM nao foi preciso???" - Perguntam vocês!... pois sim... foi preciso logo a seguir!... Estavamos nós já no briefing final a aprimorar técnicas, a ultimar risotas e a dar uma mão cheia de obrigados ao Jaime por nos ter aturado quando, sem nada o fazer prever ouvimos a voz de uma pessoa aflita a pedir socorro e logo de seguida um catrapumba na ribeira... mau, mau... queres ver que temos "festa?"


Pois sim... num corre corre, pois estavamos ali paredes meias com as passadouras, rapidamente chegamos á ribeira, onde uma pessoa confusa, toda molhada e em risco de hipotermia pedia por socorro, junto á margem. Puxa daqui, ajuda dali e logo ali pusemos todo o nosso conhecimento e meios possiveis de auxilio a esta pessoa, activando igualmente os meios de socorro especializado que num instante se puseram no local e que depois de estabilizada recolheu ao nosso hospital, para mais observação. Um susto valente que pos a aldeia toda em polvorosa e que ditou assim um final de manhã agitado e inesperado.


Terminou assim de uma forma algo insólita uma manhã bem passada que conjugou BTT, uma cache diferente e claro a estreia nas lides da escalada. O inesperado da situação da prestação de auxilio naquelas condições, acabou por tornar pelo menos para nós, intervenientes sem querer, num final de aventura que iremos sem dúvida, mais tarde recordar, quanto mais nao seja pelo súbito e inesperado da situação. Quanto á pessoa em questão, desejamos-lhe um restabelecimento rápido!


Aqui fica mais um relato de uma aventura com novas nuances... para breve temos mesmo de ir todos experimentar estas lides! Igualmente ficaram bem estreados os nossos novos jerseys, também eles encerrando na sua essência uma importante mensagem de esperança para quem tem diabetes...


Abraço

FMike :-)

4 comentários:

casf disse...

ADOREI...
Carlos

casf disse...

ADOREI...
Carlos

Anónimo disse...

Comentário de CLI (o homem escreveu o comentário no post errado!... ai, ai, estes espanhóis!!!)

Mmmmmmm... meninos agora começam na multiaventura? Se precisarem de aulas sobre escalada é só dizer (de isso sim que sei bastante nos meus 20 anos de escalada em rocha e em gelo), sim: muito mais do que andar de bike. Lembrem-se que para uma boa progressao na subida é fundamental terem os pés bem seguros, bons apoios na rocha e melhores fitas express para evitar quedas aparatosas... e uma boa corda, que sempre ajuda ;)
Ben-vindos ao maravilhoso mundo da escalada...

CLI disse...

Glupps!!!
¡¡¡Hasta el mejor escribiente echa un borrón!!! X)