sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Valmourão "landscape"...

8 dias passados desde a visita à Serra do Moradal e a sua paisagem envolvente (“Moradal Landscape”), hoje, queríamos mais do mesmo! Para onde virar azimutes? Simples… basta abrir o vasto site do geocaching.com e sucessivos destinos nos surgem… todos eles capazes de nos fazer transpirar, divertir e aventurar em cima de uma bicicleta!


Na boa companhia do FMike e com o mote de fazer a despedida deste Verão tardio, dando em simultâneo as boas-vindas a este Outono quase Inverno, decidimos rumar a uma zona de esplendoroso valor paisagístico - Vale Mourão!


As Portas de Almourão ou Vale Mourão situam-se entre Sobral Fernando (Proença-a-Nova) e a Aldeia do Xisto Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão). A paisagem, essa continua selvagem, magnificada pelas escarpas quartzíticas, pelas imponentes dobras tectónicas e pelo profundo rasgão na paisagem que é o Vale do Ocreza. A diversificada paisagem geológica suporta ecossistemas muito bem preservados, dos quais se salienta a importante área de nidificação de aves de rapina. Do ponto de vista arqueológico, destaca-se o conhal de Sobral Fernando, antiga exploração aurífera romana de aluvião e as lendárias galerias subterrâneas de origem desconhecida que se encontram ao longo da margem direita do Ocreza. Um tesouro mesmo aqui pertinho de nós!


Com a saída de Castelo Branco pelo IP2, depressa cruzámos Alvaiade e mais depressa ainda chegámos ao Miradouro sobre as Portas de Vale Mourão, onde pudemos apreciar uma vez mais todo este esplendor paisagístico. Também aqui demos lugar ao nosso “tempo geocaching”, desta vez com uma geocache cultural relativa às dobras tectónicas e demais fenómenos geográficos bem patentes nas íngremes e escarpas das encostas desta zona.


Ainda podemos observar, indagar e opinar acerca da dúvida instalada em torno da futura Barragem do Alvito. Irá perde-se uma das importantes referências patrimoniais do território dos concelhos de V.V. de Ródão e Proença-a-Nova, monumento do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, integrado na rede Europeia de Geoparques. Lamenta-se que a este facto não tenha sido dada a merecida relevância em matéria de protecção do património. Poderá ou irá (?) perder-se um vale de grande beleza sem que saibamos ainda se os ganhos hidroeléctricos irão ser realmente relevantes. Fica a dúvida/ inquietação no ar!?!


Da Foz do Cobrão, tomámos rumo em direcção a Alvaiade, pela antiga Estrada CM1355, virando depois para Tavila, e suas sucessivas descidas até Vila Velha de Rodão, onde parámos para abastecimento na Bolaria Rodense, palco habitual de paragem dos asfálticos.


Daqui até à cidade de Castelo Branco, sabemos que a subida é inevitável, optando assim pela vertente Coxerro - Cebolais de Baixo - Retaxo e Represa. Na zona da Serrasqueira, onde a inclinação é mais desconfortável trocámos conhecimento com um Peregrino de Santiago, Victor Lavoura, caminheiro de muitos dias desde Olhão rumo a Santiago de Compostela! Vale a pena espreitar o seu cantinho da blogosfera (AQUI) onde relata as suas aventuras diárias e em solitário! Não é para todos!


Com a aventura deste homem no nosso pensamento, seguimos rumo até à Represa onde parámos para cumprimentos familiares e respectivo “abafadinho”, marca da casa! Ahhhhhh! Que bela pomada! Era tempo de seguir para a cidade!


As 12.30 quase batiam no relógio quando entrámos em Castelo Branco, com quase 80Km’s bem desfrutados ao longo desta manhã já de Outono… mas ainda com muito sabor a Verão! Venham mais como esta!

João Valente

1 comentário:

FMicaelo disse...

Um local de grande beleza onde não me canso de pedalar! Perdão... disse que não me canso? Poxa... estava uma ventania que de VVrodão para cima foi penar até mais não! Xiça! Cheguei cansado q.b.! O que vale foi aquela conversa com o Vitor que deu para descansar um bocadinho! Que grande aventura deste homem... Olhão- Santiago a pé! Sozinho! Que aventura!