domingo, 16 de outubro de 2011

Trilhos da Raia - 2011

Boas

Lá diz o Martinho Silva (o tipo que faz os anuncios do Continente) que há muitos hipermercados que se auto-publicitam como os mais baratos mas que na realidade são os estudos independentes a demonstrar que a grande superficie "dele" é que é realmente a mais barata... Tricas de publicitários... com algum fundo de verdade talvez!


Pois bem, cá pelo nosso cantinho pedalistico não há esse tipo de estudos independentes, mas temos a nossa realidade vivida, sentida quando vamos pedalar a algum lado. E há de tudo um pouco em termos de eventos organizados... Muito bom - volto pro ano!, bom - talvez volte... o assim-assim - se calhar não me apanham cá mais! e claro o mau - uma cruz na porta!


Muitos foram os eventos frequentados por nós ao longo destes anos todos ligados ás bicicletas, um pouco por todo o lado. Alguns nunca mais repetimos, outros deixaram-nos saudades, outros ainda fazemos questão de marcar presença, ano após ano.


Porquê? A verdade está no tal "estudo independente" que aqui nos diz não se é barato, mas sim se é bom. E os "investigadores" desses "estudos" foram simplesmente 800 pedalantes!... E a palavra final foi unânime penso eu. Basta olhar para a malta que terminava os trilhos com a face sorridente, ouvir a opinião positiva deste ou daquele amigo, passar pelos foruns da especialidade, ou melhor ainda, sentir na pele se essa qualidade estava presente... e estava bem presente! Como o Fidalgo diz: EESSPPÉÉÉTTTÁÁÁCCULLLOOO!


O representante da autarquia da vila disse logo no discurso de inicio do evento uma frase que me ficou a ecoar todo o dia nos ouvidos - "Benvindos ao concelho mais português de Portugal!" Bem se dúvidas houvesse bastava misturar-se na "multidão" garrida que se "atropelava" no pórtico da partida. Aqui havia um bocadinho de Portugal por todo o lado. A presença de ciclistas do norte ao sul "nacionalizou" este evento que aqui á uns anos era quase só nosso, beirão por excelência. Se isto não é sintoma de qualidade, capacidade organizativa, dedicação e muita humildade, alguém se chegue á frente e tente fazer melhor! Não consegue!


Pois bem, este definitivamente é um dos tais eventos que classifico de muito bom e que para o ano volto. E vou ter mesmo de voltar, pois este ano fiquei ligeiramente "aguado" e dai também este post ser um pouco mais curtinho.


Hoje tinha "a rédea curta", ou seja por motivos familiares tinha o tempo limitado, pelo que já me tinha decidido a ir somente á volta pequena dos 50 km, algo que nunca tinha feito neste belo evento, portanto uma estreia para mim e para o João. Mas o que não contava é que iria ser não uma volta pequena, mas sim uma mini-volta! ehehehe


Como habitualmente depois de um secretariado eficiente, do briefing inicial e de uma partida a horas, a malta embrenhou-se nos trilhos da Raia, com aquele gosto de sempre - uns depressinha, outros assim-assim, outros ainda a desfrutar, que era o meu caso, uma vez mais a bordo da minha Arábica SS, da qual já tinha saudades a ponto de estranhar a posição de condução elevada... parecia que ia num sofá...sem molas! Eeheheheh



A falta de chuva fez das suas, pois ainda mal tinhamos chegado ao Torrão, já ia a malta toda a cuspir terra tal era a poeirada que se fazia sentir nos trilhos... sem dúvida a parte "mais dificil" dos trilhos deste ano! E o grande responsável pela minha mini-volta!

Em bom andamento, sempre bem acompanhado pelo Rui na sua 29er, o Carlos Farinha, o João V. o Bruno e mais alguns amigos, fomos somando kms, parando eu aqui e ali para umas fotos para embelezar este post, apreciando os trilhos da Raia que não cansam!... há sempre mais um cantinho ou outro para descobrir!


Já depois de um par de subidas ali para os lados do Torrão. bem ao meu gosto e da mudança única da SS, surgiram algumas descidas bem adrenalinicas, que nos iam aproximando de Proença, quando entramos numa zona de regos de lama secos, bastante perigosos, para quem os conhece, pois basta tentar sair de um deles que é queda certa.


Quase já no fim dessa "regueirice" deparo-me com o amigo Pinto Infante com cara de caso... e com a dissipação do pó, um camarada caido no chão... Bem, lá tivemos de intervir e ajudar o companheiro caido, pois inspirava alguns cuidados!


Entre as dificuldades inerentes de trazer uma ambulância até ao local - honra seja feita aos esforços da organização e dos Bombeiros da Idanha, lá conseguimos encaminhar o rapaz para o hospital e segundo "informações previligiadas" afinal não passou tudo de um susto, á mistura com alguns pontos e de certeza muitas dores no corpo. Só acontece a quem gosta  e anda nestas coisas!


Depois de todas estes precalços fiquei eu, o Pinto e o Nelson sozinhos, mesmo na cauda do pelotão, ultrapassados até pelo vassoura... Acabamos por ir até Proença onde a malta do abastecimento esperou por nós (obrigado!) e onde depois de ponderarmos o avançado da hora e os quilómetros que ainda nos faltavam, decidimos regressar a Idanha por estrada onde chegamos perto das 12 h e com pouco mais de 35 km andados... uma estreia absoluta para mim! eheheheheheh


Mas fiquei a saber uma coisa... isto de chegar cedinho tem algumas vantagens... tive bebida fresquinha á chegada, lavagem sem fila para a minha bike, um balneário de água quentinha só para mim e tempo suficiente para ver chegar alguns amigos á meta... acho que "me habituava a esta vidinha!"


Com alguma da malta amiga já reunida (malta dos 50km), lá fomos provar o porco no espeto, que mais uma vez estava divinal, com direito a repetirmos e tudo... uma imagem de marca que fica e que relembramos ano após ano!


Ora com tanta "repetidela" de porco, o calor que se fazia sentir e a muita "desidratação" da malta, começou a implicar um vai-vem constante até á "barraquinha" dos "sumos da Vialonga" para repormos os niveis do liquido amarelado até que... até que o "amigo responsável pela torneira", com receio que ficassemos desidratados, veio até á nossa mesa e deixou-nos lá esta bela garrafinha á disposição... ora digam-me lá onde é que há um evento que nos faça disto????? 


Termino com os sinceros parabéns á organização, que mais uma vez soube trazer com qualidade, muita gente de todos os cantos do pais até á Idanha, para um evento daqueles... Há poucos com este nivel de qualidade e dedicação. Para o ano haverá mais e lá estaremos novamente!

FMike :-)

3 comentários:

JValente disse...

Com apenas 35Km's feitos foi o relato que foi! Com 50Km's... imagino o que aí viria!!! Eheheh...

Em 5 participações nos Trilhos da Raia, é notória a máquina bem oleada e aperfeiçoada que é a ACIN.

Da minha parte, só posso mesmo dizer, mantenham o nível... que a nossa presença certamente é garantida!!

Parabéns ACIN

Grande Abraço
João Valente

Pinto Infante disse...

Uma desistência de peso dos 50 Kms, mas como foi por motivos que em minha opinião se justificaram.
A.C.I.N. vale a pena ver a rapaziada contente com o que por aqui se faz.
obrigado pela companhia
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Boas Pinto. É claro que se justificaram! Mas o merito foi todo teu pois percebeste logo a real situação e actuastes bem. Eu é que digo - OBG pela companhia!

PS: Temos que lá ir faze-la com o track GPS um dia destes, que dizes?