terça-feira, 4 de outubro de 2011

Passeio Pedestre - Feira Feijão Frade

Boas

Ora cá estamos nós outra vez! Mais um ano se passou, a correr é certo, mas é bom enquanto os vimos passar, pois é sinal que estamos vivos e de saude! E se mais um ano passou, mais um Passeio Pedestre alusivo ao Feijão Frade se concretizou!

Tal como o João já aqui frisou, somos uns verdadeiros adeptos desta festa-feira ligada ao Feijão Frade por terras da Lardosa. Até parecemos uns verdadeiros filhos da terra sem o sermos! Ainda não falhei uma inscrição em qualquer dos eventos ligados a esta temática e este ano não foi excepção.


A fasquia tem sido colocada alta, ano após ano e mais um vez o amigo Pinto primou pela qualidade. Qual é o resultado? A inscrição incondicional de mais de duas centenas de caminheiros lúdicos, á procura de um domingo bem passado... e não têm saido defraudados, pois a adesão tem sido crescente e superando as expectativas.


O responsável do "sucesso" é este menino! É claro que há muito trabalho, de muita gente, por detrás de uma organização destas, por isso o elogio também lhes é dirigido e merecido, mas perdoem-me a franqueza, este rapaz é que dá a cara e a alma por este projecto em versão Pasteleiras (200 bicicletas!) e em versão Passeio Pedestre (250 caminheiros!). Por isso a todos e em particular ao bom amigo Pinto só lhes tenho a dizer: Parabéns, continuem no bom caminho da qualidade e vemo-nos de certeza em 2012!


A animação começou cedo, logo com uma musica divertida, daquela de fazer "mexer os ossos todos", pondo logo toda a gente bem disposta logo de manhã. Agita aqui, aqueçe ali, abriu sorrisos até naqueles que ainda iam a dormir! Mas se não despertavam aqui, despertavam 300 metros mais á frente! Logo que começou a caminhada, começou logo a vertente "petisqueira" - uma visita ao bonito e recuperado Forno Comunitário da Lardosa, com direito a umas excelentes broas de leite e "cafézinho de borras"! Quem sabe o que é este sabor de outros tempos, concerteza que concorda comigo... que bom inicio de manhã!


Logo a seguir outra "surpresa". Nova paragem na recuperada e toda modernaça Estação da CP da Lardosa... mau, mau... queres ver que vamos caminhar pelos carris???


Nada disso. Um bom passeio também deve ter destes bocadinhos lúdicos e inesperados. Fomos mesmo viajar de comboio até a Alcains, onde se iniciaria verdadeiramente o passeio. Sensações diferentes, sobretudo para quem não viajava á muito tempo de comboio. Eu por exemplo não viajava para ai uns 5 anos e agora de repente numa semana viajo 2 vezes seguidas! Parece efeitos da Troika... eheheheh


Em grande algazarra, animação e cantorias várias, lá atravessamos os campos agricolas da "Folha da Lardosa" em direcção a Alcains, vislumbrando-se aqui e ali o mote desta Feira - a cultura do Feijão Frade!


Por caminhos "menos habituais" seguimos então em direcção á Lardosa, passando por inumeras zonas de cultura e arrais de quintas, algumas das quais com passagem limitada que se abriram para nós podermos passar... uma zona conhecida, vista por um prisma e ângulos diferentes. Bonito sim senhor!



Naquilo que são os restos de um pinhal onde normalmente passamos em BTT a caminho da Lardosa, esperava-nos ao meio da manhã (km 5), aquilo que eu chamo um verdadeiro banquete de reis - um abastecimento em que só ficou com fome quem andasse de dieta "forçada! Porque foi dificil resistir ao bom pão, fruta fresca e ás broas caseiras... nem vos conto o que ingeri!...


Repostas (e bem!) as energias continuamos o passeio pela conhecida zona perto das minas, com uma viragem diferente não á esquerda mas á direita que nos fez caminhar para a Lardosa, por um caminho diferente, ali, lado a lado com os viveiros onde inumeras plantas e árvores fizeram as delicias dos caminheiros.... em surdina ouvia alguns dizer que iram lá voltar para comprar "pessegueiros anãos" para embelezar o jardim lá de casa...



Entramos na Lardosa já bem perto das 12 badaladas, com o muito calor a fazer-se sentir na malta caminheira, apesar da "modesta" quilometragem - 12 km no total e o quase inexistente desnivel. Um Outono atipico, que nos prega destas "partidas" Anos houve em que inclusive nao caminhamos devido á chuva... este ano o calor foi rei, a pontos de secar as gargantas.... nada que não se resolvesse no recinto da Feira com umas "loirinhas"!


Mas antes do repasto havia que "esticar" os musculos, e claro a animação recomeçou! Musica a bombar e a malta a alongar... Muito divertido! O almoço foi quase logo a seguir, hoje com uma ementa diferente, melhor, com a boa da sopa de feijão a iniciar. A seguir não foram sardinhas mas sim um lombo assado, com migas é claro, aprimorado no final com o bom arroz doce. Não fiquei por mais tempo, pois outras "vidas" requeriam a minha presença, mas sei que a festa continuou rija e animada, bem ao gosto do povo que a organiza!


Por tudo isto, termino este já longo post, tal e qual como começei - com os parabéns á organização e renovadas intenções que em 2012 lá estejamos todos novamente! Faço votos nisso! Está já marcado na agenda!

FMike :-)

1 comentário:

Pinto Infante disse...

Já vos tinha dito, mas repito. as palavras por vezes não ilustram bem a amizade/consideração e repeito que se sente pelas pessoas. quanto a mim, desde 2005(se não estou em duvida) que a bicicleta e os Pedestres têm feito mais do que meros eventos.
Muito bem haja pelos elogios, mas como tu e o João de certa forma testemunham o meu trabalho de ano após ano, é pura carolice, amizade e sem qualquer tipo de Associações, gosto de estar rodeado de um bom(realmente os nºs já são grandes)par de amigos onde só o bem estar de quem participa nos eventos que organizo me interessa.
Vir à Lardosa participar num evento com o nome de Pinto Infante, e regressar a casa com sentimento de prazer e não dar por tempo perdido o bacadinho que aqui passaram, em prol da qualdade, são para mim adjectivos que não largo.
Muito obrigado pela VOSSA colaboração.
este sempre amigo, aquele que tira as mãos do travão, para vocês que simpaticamente teimam também na blogagem promover a nossa Beira.
Pinto Infante