domingo, 2 de outubro de 2011

5ª Confraternização da Pasteleira - Lardosa

No 1º fim-de-semana de Outubro, aqui pelas beiras, todos os caminhos desaguam na pacata e singela Lardosa! É lá que de ano para ano se realiza a feira do Feijão Frade. Nós, BTTHAL, temos sido verdadeiros assíduos desta festarola e este ano de 2011, não foi excepção! Dia 1 de Outubro com a atractiva Confraternização da Pasteleira (foto-reportagem por João Valente), este ano na sua 5ª edição e no dia 2 de Outubro, o também já célebre Passeio Pedestre (foto-reportagem por Fernando Micaelo)! Vamos lá tentar reportar da melhor forma estes dois excelentes eventos!


É com orgulho que compareço desde o primeiro encontro de Pasteleiras na Lardosa… já lá vai o ano de 2008! Hoje, passados estes anos, o espírito mantém-se semelhante… mas os números… esses subiram significativamente! A adesão tem vindo desde a sua primeira edição em crescente evolução...e teve que se pôr travão na coisa… senão esta maluqueira nem se sabe onde iria parar! Corroboro com o cunho do Pinto Infante - Qualidade acima de quantidade!


203 Pasteleiras em 2011 fazem os mais entendidos classificar o evento como o número 2 a nível nacional! E não falemos apenas de números, falemos de percurso eleito, potencial paisagístico e claro… abastecimentos… onde a Lardosa assume claramente o lugar mais alto do pódio! Atenção… não sou eu que o digo… mas alguém entendido que percorre todas essas confraternizações de bicicletas antigas pelo país fora. Mais não digo! Pinto estás no pódio das Pasteleiras nacionais… nunca tu imaginaste isso! Ehehehe…


O dia começa bem cedo… 8 e picos da “madrugada” e certamente já muitos, no aconchego das suas casas vestem os paramentos de outrora! Uns simples e já roçados do tempo…outros mais recentes e vistosos… mas certamente todos dignos de voltaram à rua por um dia diferente dos tempos passados! E a Pasteleira? Este ano quase estive impossibilitado de marcar presença com a minha Peugeot Terrot!! Véspera do evento, qual não é o meu espanto… o rodado traseio com um furo! Onde arranjo uma câmara de ar? Como vou conseguir emendar isto em tempo record! Pode-se dizer que suei as estopinhas para arranjar a “menina”… mas lá ficou pronta para o grande dia! A Peugeot Terrot iria desfilar pela 5ª vez na Lardosa! Uuufff! Uuuuufff! Valeu!


Chegados à Lardoa… era ver beldades por todos os cantos… eram as rainhas da festa… as Pasteleiras! Autênticas relíquias por terras de Lardosa! Muitas imortalizando a alma dos que já não pertencem ao mundo dos vivos! A minha Peugeot Terrot é um dos muitos exemplos disso… acabando por ser sempre um evento onde a nostalgia vem à superfície! Gosto especialmente deste evento por isso!


De ano para ano… também vamos vendo um acréscimo de mulheres (outras beldades!) a participar neste evento e também catraios… como foi o caso do Micaelo Jr., que levou a velhinha Órbitra a passear por essas estradas fora! Para o ano quer mais… ai não!!!



As cerca de 203 velhinhas de duas rodas saíram do centro da Lardosa em comitiva… ao som dos bombos e acórdeãos dos Loureiros da Lardosa, após um pequeno briefing do mentor Pinto Infante. A chinfrineira das pompetes e campainhas é sempre marca da festa… à passagem nas ruelas da localidade. Um autêntico arraial a trazer à soleira das portas, novos e velhos… ver o que se passa!!! É bonito ver os sorrisos saudosos estampados no rosto dos mais velhos… provavelmente a lembra-lhes tempos passados em que a bicicleta era objecto, não de lazer (como hoje)… mas de subsistência na resolução das vidas e afazeres! Outros tempos… Pela antiga nacional, seguimos rumo direccionados a Alcains, com paragem para pequeno almoço… ou seria mais um almoço antecipado (??), numa quinta que já tinhamos visitado em 2009. Aqui ouve tempo para tudo… até para umas fotografias para a posteridade com a “nossa” esperança do ciclismo nacional Carlos Baltazar… que também ele trajou a rigor e levou a passear a sua pasteleira de São Miguel D’Acha nesta festa da Lardosa!



O pelotão tilintante seguiu rumo a Alcains, cortando a estrada nacional à esquerda para entrar na mais recente variante que dá acesso à vila de Alcains. Aqui fomos brindados com um trago cultural, com a visita ao Museu das Artes e Ofícios e Museu do Canteiro. Um momento diferente dos anos anteriores, a meu ver… muito apreciado pelos participantes! Para os mais “sequiosos”… no Café do Ti Domingos havia mais uma mesa self-service! Era tudo à grande!! Ehehehe… Dentro da localidade de Alcains, ouve-se e sente-se a euforia dos espectadores onde o bater das palmas entrou ao despique com a chinfrineira das velhas…. mas sonoras buzinas!!! Um bonito ambiente de festa e reinação… A passagem pelo centro de Alcains (terra natal do organizador Pinto Infante) é sempre um momento alto da Confraternização das Pasteleiras! Gostei muito!!


De Alcains seguimos até ao Cabeço do Carvão, onde o queijo e a sua prova foram rei e senhor de todos os presentes! Curados ou frescos, com sumo ou vinho regional todos ficaram capazes de vencer as dificuldades altimétricas que se avizinhavam para chegar à Póvoa de Rio de Moinhos, onde não chegámos a entrar, virando em direcção ao tabuleiro da Barragem de Santa Águeda, vulgo Marateca… para depois vencer o prémio de 1ª categoria até às proximidades do acesso à Lardosa - local que nos esperava… imaginem para quê! Comer… pois está claro! Almoço (pela 3ª vez!)!!!!! Ehehehe…


Enfim…os km’s…pouco interessam nestas andanças… mas fazer perto de 30 com este ferro velho e pesado… tem lá que se lhe diga!!! Eheheeh! Valeu-nos a energia cedida pelo pratinho de feijão bem acompanhado com a bela da sardinha que nos foi servido com mestria já no recinto de festas! Ah… e bem regado… está claro!!!! A festa culminou com a entrega de prémios para a bicicleta mais ímpar do evento (vitória para o Bombarral) e para o “Pasteleiro” melhor paramentado, um ardina exímio lançador de jornais! Ehehehe…


Foi mais um excelente dia em convívio com as duas rodas… (desta vez as 2 rodas mais velhinhas)… onde a confraternização com amigos e família se fez sentir ao mais alto nível! Nós por cá… fazemos muito gosto em manter a nossa presença ano após ano!



Fiquem Bem... Até para o ano... nas Pasteleiras da Lardosa!!!
Pinto Infante… aquele nosso abraço!

João Valente

Todas as Fotografias aqui:
V Confraternização da Pasteleira - Lardosa 2011

2 comentários:

FMicaelo disse...

É isso ai! Mais um ano, mais uma presença BTTHAL! E este ano com mais um, já a preparar o terreno para a "sucessão"... o Junior também já alinha pois então!Eheheheheh
Mais uma excelente organização do amigo Pinto, que ano após ano poe a fasquia bem alta. Sem querer, este já é o 2º evento do género a nivel nacional! Amigo corres o risco de te tornares um caso sério de popularidade pasteleira! eheheheh
Uma manha bem passada com a boa companhia de alguns dos amigos do costume - Fidalgo, Marcelo, Paulo, Ze Manel e Lozoya, e uns quanto mais amigos do seu amigo, que animaram ainda mais, este bonito dia de hino á bicicleta antiga! Muito bom!
Tal como falamos... venha o 2012! Parabéns!

Pinto Infante disse...

Btthal ao nivel de companheirismo que já me habituou. o que dizer?!
Por vezes certas palavras, considero-as enormes. se calhar só vos vou agradecer a companhia, disponibilidade de ajuda e já agora que tal convidar-vos para 2012 estarem presentes?!
Muito bam haja pela V/amizade.
Aquele, o tal...sem travões...
Pinto Infante