domingo, 9 de outubro de 2011

Fátima - Caminho do Tejo: Dia 2

A noite chegara… as emoções do primeiro dia ainda quiseram lutar contra o cansaço de um dia que começara bem cedo em Castelo Branco e se prolongara de Lisboa a Santarém nos primeiros 90Km’s do Caminho do Tejo… mas depressa o sono se apoderou da dupla BTTHAL! No Hotel Santarém… no coração da capital do gótico era agora tempo de recuperação para o Dia 2 da peregrinação!


Fugaz… rápida… assim foi a noite! Às energias recuperadas na companhia da almofada, juntámos-lhe um lauto pequeno-almoço… buffet de hotel! Resultado, energia a 100% para enfrentar a segunda etapa do Caminho do Tejo! Devidamente equipados com as cores BTT@Castelo Branco, fizemos a primeira fotografia do dia frente ao “albergue” - Hotel Santarém 4**** … “Peregrinos de Luxo”!!! Ehehehe… facilmente me habituava a esta vidinha de peregrino! Ehehehe…


Ainda antes de nos fazermos ao caminho propriamente dito, fizemos um pequeno roteiro por 3 locais de Santarém que tinham ficado debaixo de olho no dia anterior! Geocaches, claro! Um miradouro natural com vista privilegiada para o rio Tejo e lezíria ribatejana, um monumento ao “Homem de Abril”, patriota e revolucionário Salgueiro Maia e ainda 10 minutos de esplanada para a dose cafeínica pré-etapa em pleno Mercado Municipal onde se destacam as paredes adornadas do azul mosaico. Muito Bonito!


Com a “Vida” às costas (leia-se mochila de 2 dias) fizemo-nos ao Caminho! Este segundo dia deixa para trás as zonas mais urbanas e suburbanas dando lugar ao esplendor da natureza e ao verde… Na verdade, deixa também para trás a planície (até qu’enfim!!!) e surgem as colinas e a montanha (that’s the way we like!!!)


Com este segundo dia, a sinaléptica do Caminho do Tejo é reforçada e nas proximidades do Santuário de Fátima é tanta que até confunde!!! Nós, apesar de levarmos o track GPS’r sempre fomos dando um olho nas setas azuis… que salvo uma ou outra zona são coincidentes com o track disponibilizado no site da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima.


Nos primeiros km’s sentimos desde logo a classificação “Colinas” patente na Credencial do Peregrino, nas nossas perninhas. O sobe e desce, rompe pernas, é constante e sucede-se por vários km’s! Surge-nos um percurso com cheiro a BTT, em sítios longe de tudo, com passagem em aldeias onde não se passa nada! Advagar, Azóia de Baixo, Santos, Casais das Milhariças… são localidade que cruzam o caminho de Fátima. A descoberta de um carimbo para a credencial é quase tida como um brinde de sortudo!! Eheheh!


Os 28Km’s descritos na Credencial como “Colinas” culminam com a passagem em Arneiro das Milhariças e Chã de Cima, zona de peculiar beleza, com vista em altura e privilegiada para a imensidão de território sob os nossos olhos! Ali mesmo ao lado, surgem os típicos moinhos de vento no topo da colina altaneira. Um local ideal para uma “buchazita” e contemplação da paisagem!


A aventura era mesmo sem stress de tempo! Aqui não era necessário estarmos preocupados com as horas de sol e luz solar… como aconteceu nas aventuras Geo-Raid (que saudades!!!)! Assim sendo, tudo era pretexto para mais uma paragem, mais uma fotografia… ou mesmo mais um geocachezita, como foi acontecendo também neste segundo dia! O Miradouro de Chã de Cima… tem lá qualquer coisa escondida e nós quisemos achar o “tesouro”! Bem sucedidos, claro!


Poucos km’s depois surge uma das muitas zonas bonitas do percurso! A Praia Fluvial de Olhos de Água, na nascente do rio Alviela. Um óasis que ali se encontra longe de tudo… água límpida e translúcida… francamente apetecível para uma banhoca! Acabámos por resistir à tentação e seguir caminho! Fiquei com os olhos e o coração naquelas águas :(


Com a temperatura a rondar os 35ºC, iamos entrar nos derradeiros 30 km’s do percurso até Fátima… os km’s a que correspondem a categoria de “Montanha” na Credencial de Peregrino! Poderei mesmo dizer, que são os únicos km’s em que se pode falar de alguma exigência física! Não tenho bem presente o desnível acumulado destes 2 dias… mas certamente 85% do desnível faz-se nesta parte do percurso.


É a Serra de Santo António que temos diante dos nossos olhos! Antes de enfrentarmos as dificuldades optámos por parar na pequena localidade de Monsanto (muito longe da aldeia histórica com o mesmo nome!) e num pacato e simpático restaurante almoçamos tranquilamente… sem grandes exageros de comida! Tínhamos subida pela frente… muita subida!


A pendente a que estávamos habituados até aqui muda radicalmente e temos a sensação que pedalamos em direcção ao céu! Estamos em plena Serra de Santo António, no concelho de Alcanena! A rainha por aqui… além da altura, é a pedra! Tudo é pedra por aqui… quase impedindo a agricultura de cultivo! Apesar do inóspito pedregoso… tem a sua beleza particular!


Sensivelmente a meio da subida temos uma sinaléptica que conduz os peregrinos a pé, serra adentro por trilho não ciclável e os pedalantes pela opção mais longa, mas perfeitamente ciclável! A opção é de cada um! Lemos alguns relatos de quem optou por carregar a bike às costas durante quase 1 hora para poupar 5 ou 6 Km’s de percurso! Não vale mesmo a pena! Nós optámos por ir a “cavalo” ainda que mais longe! A temperatura, essa parecia cada vez mais alta… a pontos de haver striptease!!! Ah pois é!!! E não fui eu!!!


A conquista da Serra de Santo António culmina num parque de merendas vs miradouro, com uma magnífica paisagem sobre toda a encosta! Muito bonito! É estranho olhar em frente e parecer tudo tão plano, quando pedalámos tanto em subida para ali chegar! Eheheh! Decidimos encostar as bikes, contemplar e “caçar” mais um caixotinho aqui plantado sob as pedras!


Quem muito sobe… também muito desce! Foi mesmo isso que aconteceu… com uma fantástica vista sobre Minde, tínhamos uns bons km’s de veloz descida (quase 70Km’s/h) até esta localidade já bem próxima do nosso destino. Já começava a cheirar a Santuário de Fátima… Mas…


Mas… elas avistavam-se bem lá ao fundo! As nossas amigas, companheiras, e sempre aliadas das aventuras com”A”… Eram as eólicas ou aerogeradores! Significava isto que as dificuldades não tinham terminado por aqui! Havia mais uma penitência (leia-se subida) a cumprir! Serra de Aire e Candeeiros… aqui vamos nós!


Em pleno PNSAC (Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros), surgem estes maciços rochosos com uma elevação 679 metros, abrangendo os concelhos de Ourém, Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas. A Serra de Aire e Candeeiros marca a fronteira entre o Ribatejo e o Oeste. Sabíamos que do outro lado do maciço estaria o Santuário de Fátima… tínhamos de transpor este obstáculo… seriam os derradeiros 16Km’s que ligam Minde a Fátima.


Embrenhados por entre a serra, passámos as localidades de Covão Coelho, Giesteira e Casal Velho, onde ainda recolhemos mais alguns carimbos simbolizando a nossa passagem por estas terras! A nossa aventura de 2 dias, pelo Caminho do Tejo estava mesmo a terminar! O que é bom… depressa acaba!


A zoada das eólicas trouxeram à memória as conquistas altaneiras da Lousã, Montalegre e Estrela… aqui o sabor é um pouco diferente! A exigência física não atinge níveis tão altos, sente-se mais o sabor da conclusão de mais um “caminho” percorrido na nossa Vida! Mais uns quantos km’s de introspecção, de pensar profundo, de enaltecer as pequenas coisas da Vida… Fazem-nos bem estes caminhos! Fazem-nos por de lado o supérfluo e enaltecer realmente os aspectos importante da Vida.


O Caminho “desagua” quase nas traseiras da nova igreja do Santuário de Fátima - A Igreja da Santíssima Trindade…. Mas a primeira visão é a do topo da Torre da Basílica de Fátima… rasgando o azul do céu! Foi neste momento que senti de novo aquela sensação excelente de concretização! Uma sensação que não consigo explicar bem em palavras mas que me enche o interior! Será a sensação de cumprimento? Êxito? Conquista? Penso que vai um pouco para além disso… De uma coisa não tenho dúvidas… é um sentimento que me fascina e vicia! Quero… queremos (tenho essa certeza) mais e mais aventuras destas!


Chegámos ao destino! Cumpríamos a ligação Lisboa - Fátima pelos Caminhos do Tejo! Entre “Caminho” e alguns desvios adicionais… cumprimos cerca de 160Km’s em 2 dias de conjunta peregrinação! À fotografia obrigatória com a Basílica em pano de fundo, seguiu-se o almejado e derradeiro carimbo do Santuário nas nossas credenciais. Estavam assim completas… para um dia mais tarde, abrir, observar e recordar o bom que foi mais este caminho!


Um aspecto curioso das nossas credenciais é a presença de uma pequena oração escrita! Tão pequena… mas com imensurável… conteúdo! Cito: “Senhor, por intercepção da Virgem Maria e de São Tiago, ajuda-nos a descobrir no caminho, quem somos, donde vimos e para onde vamos.” Na capela das aparições rezei…

Resta-me acrescentar em tom de “conclusão”, que não é mais que um “até já” ou “até à próxima”, uma palavra de gratidão, ao meu companheiro Fernando Micaelo! Palavras como entrosamento, cumplicidade, amizade e partilha surgem espontaneamente entre nós! Diria que são obrigatórias para podermos tirar o melhor partido de aventuras como esta! Certamente iremos manter este espírito nas muitas aventuras que ainda temos no “Caminho” que é a nossa Vida!

Apesar de já longo… não poderia deixar de prestar aqui a devida palavra de apreço e gratidão às nossas companheiras de diferentes “Caminhos” da Vida! São elas, as nossas esposas, Bárbara Rebelo e Céu Micaelo… que connosco também fazem equipa, no silêncio, na cumplicidade, na força, no ânimo e no incentivo à próxima aventura! Sem este apoio constante, seria difícil dar em frente passos como os que temos dado! Obrigado a vocês!


Na esperança de um dia voltar a este ou outro Caminho…
Aqui fica o meu saudoso… Ultreia!

João Valente

Caminho do Tejo - Dia 2

9 comentários:

SALES disse...

Parabéns aos dois por mais este desafio ultrapassado. E continuem com esse vosso espírito aventureiro. Um Abraço

CLI disse...

Antigamente os peregrinos eram recatados e austeros, pelo que já vi agora preferem hotéis de 4 estrelas e vão em tronco nu (os que podem claro, pois não têm barriga)... Ah... eu também quero ser peregrino ;). Parabéns pela vossa aventura!!

JValente disse...

Olá Carlos Sales
Obrigado pelo teu comentário!

Este tipo de aventuras são de facto desafiantes e mesmo viciantes (como refiro no texto)! Tenho pena... que não haja mais malta a aderir (o convite foi aberto a todos a tempo e horas), participar e também deixar-se viciar por este espírito!

Grande Abraço
João Valente

JValente disse...

Olá CLI
Obrigado pelo teu comentário!

De facto é muito fácil habituarmo-nos a esta "vidinha de peregrino" que medita em hotéis de 4 estrelas, pedala em bicicletas de 3000 euros e come em restaurantes de faca e garfo... Eheheh!

Muito fácil mesmo... a malta habituar-se!

Para a próxima vem peregrinar connosco!

Grande Abraço
João Valente

FMicaelo disse...

Paulo, CLI e Sales, obg pelos vossos coments. Tal como o João diz isto torna-se viciante! Temos que fazer mais algumas com voçês e mais alguns amigos, lado a lado connosco! Foi engraçado andar de mocjila nas costas. à próxima vamos ter de dormir nos albergues para perceber toda a austeridade da coisa! ehehehe
abraço amigos

Agnelo disse...

Sem dúvida uma bela aventura. Pena que a época fosse má para vos poder acompanhar. Não tive tempo para ler o texto todo mas deu para perceber que o espírito continua o mesmo, pedalar sem limites...
Abraço
AQ

JValente disse...

Olá Agnelo!
Obrigado pelo teu comentário!

Imaginem só... não tive tempo para ler o texto todo!!! Como podes ter tempo para uma aventura de 2 dias!!! Eheheheh!! Estava a brincar!

Quando fazemos aventuras destas... temos por hábito querer que elas fiquem bem na nossa memória! Aprimoramos a escrita, relatamos detalhes e sensações vividas mais em pormenor! Resultado... post's de de metro e meio!!

Grande abraço!
Ali não tinhas mencionado a tua célebre frase!... pelo menos no 1º Dia! Lol

Grande Abraço
João Valente

Pinto Infante disse...

A malta da Beira anda "bruta" em aventuras de se lhe tirar o chapéu...e eu a vê-los andar...Bem se calhar vou vos cravar o trilho do 1º dia, por várias razões. Uma prende-se com a beleza dos trilhos desde a saída da capital até Santarém, e a outra é que se tudo correr bem um dia destes meto o saco às costas e demore o tempo que demorar e vou de regresso a Castelo Branco.
Bem, mas isso logo falamos. O 2º dia nada deve ter tido a haver com o 1º, mas os Candeeiros e o Aire...
Grande abraço e parabéns por mais uma iniciativa Btthal, etiqueta JV e FM.
Pinto Infante

JValente disse...

Olá Pinto Infante!
Obrigado pelo teu comentário!

Quantos aos track's é muito simples... ou vais ao site da Associação dos Amigos do Caminho do Tejo e fazes o download... ou simplesmente a dupla JV e FM enviam com todo o agrado! Ehehehe...

Quanto à Aire e Candeeiros... só existe mesmo duas palavras! Bru-tal! Eheheeh...

Grande Abraço
João Valente