quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Monumental Revolta dos Deuses

Sétimo Domingo do ano… sétima pedalada! De facto o São Pedro tem sido um bom companheiro da malta do pedal! Tem-nos brindado com bons Domingos de pedalada, tem evitado os aguaceiros fortes… inclusive tem proporcionado algumas abertas soalheiras… óptimas para a prática desportiva! Mas… mas… mas… este Domingo houve uma autêntica revolta!!! Senhores e Senhoras… apresento-vos a “Monumental Revolta dos Deuses”!
.

É verdade que as previsões meteorológicas não abonavam muito em nosso favor… mas a manhã nascera seca, com algumas nuvens aqui e acolá… sem frio muito exigente! A saída para mais uma manhã entre amigos reunia condições mais que suficientes… ainda para mais... hoje tínhamos programado uma re-descoberta do Vale do Pônsul, local em que adoro pedalar, pelo constante sobe e desce que esta zona nos proporciona! A expectativa para este percurso era bem alta!!!

À solicitação semanal compareceram 7 sem medo à chuva: Agnelo Quelhas, Abílio Fidalgo, Nuno Dias, Pedro Antunes, Luís Lourenço, eu (João Valente) e Rui (Amieiro Bikes)… mais uma presença pouco habitual… mas sempre bem vinda, especialmente em voltas memoráveis, como foi a de hoje! Eheheheh… Memoráveis (!)… já perceberão porquê??

E… por falar em memoráveis… há aqui necessidade de fazer referência à bichanice… perdão… bicha vermelha do Agnelo Quelhas! O homem… faz um retiro espiritual à sua Trek-bike durante 3 semanas (chama-lhe “manutenção”)… mas a aparição… trás algo de esquisito! Bichas vermelhas, pontas de cabo vermelhas, caixa de direcção vermelha, protecção de amortecedor vermelha, tampa de caixa de direcção vermelha… É indescritível… só mesmo em observação directa no local! A bike tresanda a bicheza… e à distância! Depois do título de Professor mais bonito da João Roiz (by Luís Lourenço)… certamente o título da Bicicleta bicha mais bicha (vermelha) não lhe escapará! A competir só mesmo os parafusinhos vermelhos do FMike… mas ainda assim a anos luz deste orgulho benfiquista! Agnelo… peço desculpa pela descrição pormenorizada… mas recebi altos incentivos de todo o grupo de hoje para o fazer! Lol!

A incursão nos trilhos fez-se tomando a direcção dos Escalos de Baixo onde bebemos o café da manhã e também onde o Fidalgo iniciou a sua preparação nutricional para enfrentar as agressividades da manhã! Curiosos… pois bem, o homem “saca” de uma sandes XXL de carne assada ainda não eram 10h, um autêntico almoço para o comum dos mortais! Esta malta não brinca em serviço!!! Ehehehe...

Dos Escalos de Baixo rumámos às proximidades da Mata, onde ainda se tentou um atalho para a Ribeira de Alpreade… sem sucesso! Optámos por enveredar pela recente estrada que liga esta localidade a Idanha-a-Nova e parámos na nova ponte onde contemplámos a ribeira, que nesta altura leva um caudal considerável… A sua transposição seria possível… ainda que correndo o risco de molhar os tintins!! Ehehehe… Definitivamente foi uma boa opção o asfalto!!!

Já com ao aroma de Idanha-a-Nova por perto, entrámos em trilhos identificados (por esquecimento da organização) como pertencentes ao Trip Trail GeoPark Naturtejo. Foi bom tomar contacto com alguns destes trilhos e sentir que daqui a menos de 2 meses ali iremos passar no seio de mais uma mítica jornada em BTT, acompanhado de bons amigos! Já não falta muito…

Ladeámos a imponente Quinta da Várzea, onde se procede nesta altura do ano à plantação de tabaco. Percorrendo agora trilhos novos para mim, fizemos uma pequena paragem junto aos antigos canais de regadio, para uma fotografia de grupo bem diferente… onde pudemos apreciar os dotes vocais da dupla Fidalgo e Nuno Dias entoando a célebre e recente canção Ólllllleeeeeuuuuu!!!! Um momento digno de registo!!!

Chegados à EN240 o Nuno Dias, atalhou para a cidade onde tinha compromissos. Os restantes 6 seguimos rumo à Capela de Santa Catarina, optando aqui pela alternativa mais curta do percurso. O céu começava a ficar mais escuro e a chuva parecia não tardar muito. Será que chegámos à cidade já com banho tomado!?!?... era dúvida entre todos!

Na verdade… depressa dissipámos essa dúvida, pois passado pouco tempo o dilúvio começava a cair! Tínhamos ainda muito caminho pelo frente… não havia nada a fazer…tínhamos “Monumental Molha” garantida! Apesar disso, percorremos zonas novas para todos, onde o constante sobe e desce (ligeiro) torna o percurso muito rápido. Para além disso, é uma zona de grandes quintas onde predomina muito o verde das árvores em grandes quantidades. Impecável para voltar com o tempo mais seco!

Pedalámos debaixo de chuva durante bastantes Km’s, e alguns deles já com o Rio Pônsul à nossa direita. Apesar de estar completamente molhado, estava a ter um gozo diferente do habitual… onde entusiasmado com o Luís Lourenço ganhámos algum distanciamento para o restante grupo. Ao chegarmos à Ponte Velha sobre o Pônsul, abrigámo-nos junto ao Café da Tia Amélia e ali esperámos pelos restantes. O Agnelo partira a corrente e o atraso maior deveu-se a esse incidente.

A chuva parecia querer continuar a cair sem dó nem piedade, pelo que a melhor alternativa era fazer a ligação à cidade via asfalto! As 3 famigeradas subidas eram o nosso próximo obstáculo! Cada um seguiu no seu ritmo! O meu objectivo foi manter-me quente e ao longo da subida isso ia ser bastante fácil… impus um ritmo mais forte e segui viagem até casa onde cheguei às 13:20 e pude confirmar via telefone que os meus companheiros de tirada também tinham chegado já a casa… devidamente molhadinhos!! Depois de analisar o meu estado a melhor opção foi mesmo a lavagem automática em “modo quente” no Elefante Azul para remoção de lamas e afins, seguindo-se uma entrada directa na base de duche para terminar a merecida higiene!! Boa estratégia!!

Concordo em absoluto com o Agnelo quando diz que a “chuva estragou um pouco a aventura”… mas na verdade aquelas paisagens do Vale do Pônsul e as suas trialeiras bem rápidas ficaram na memória, para um dia mais solarengo serem devidamente repetidas e gozadas na sua plenitude! Lá teremos de voltar…

Agora… apenas um aparte! E a chuva continuou pela tarde??? Nada disso… tarde soalheira… sem um pingo de chuva (F***-**)! É o que vos digo meus amigos… assistimos a uma autêntica e “Monumental Revolta dos Deuses”!! Quase que aposto que isto foi obra do São Pedro… naquele preciso momento em que se apercebe da Bicha Vermelha do Agnelo! Terá sido uma descarga da sua ira?!!!... Quem sabe!!!!...

Parece que é este Domingo é que vamos em busca do Tostão!!
Lá estaremos no sítio habitual… pelas 8:00.

Abraço a todos
João Valente

3 comentários:

Agnelo disse...

Bem, feitas as honras às Bichas e a outras peças de cor vermelha, a verdade é que a fazer jus ao teu texto o São Pedro deve ser do Sporting. Foi de facto uma volta algo "agressiva" para o corpo, mas valeu pela descoberta de novas paisagens aqui bem perto. No próximo fim de semana teremos a cassete "verde" do fidalgo a rolar afinada em direcção ao Tostão. Será que vai arrancar tanta inveja como o halo vermelho da minha TREK?
1 abraço
AQ

Anónimo disse...

Acho que este post não vai sem resposta... Cheira-me que o JValente acabou de provocar a ira dos "deuses"... Espero para breve um novo episódio da Saga "A Guerra das Vermelhas"...

FMike

Fidalgo disse...

Ainda não é desta que voçês vao ver a minha verdinha. Temos que criar suspense, talvés para uma próxima.Com tanta chuva, não sei se o tostão não estará enterrado.