terça-feira, 5 de outubro de 2010

V Feira do Feijão Frade - O Rescaldo

Boas a todos!
.
Ai vai mais um… É verdade! Mais um ano passado a correr… Ainda “ontem”, em Julho de 2008, juntavam-se 27 orgulhosos “malucos” das bicicletas antigas, numa alegre confraternização informal em torno destas antiguidades e olha… já chegamos a 2010!

Xiça... que o tempo voa! Começo a perceber bem os velhotes que quando nos viam todos contentes na nossa juventude, ávidos por crescer, e nos diziam, sabiamente, que brevemente iríamos ver o tempo a passar por nós, à velocidade de um momento, de um instante fugaz… Quanta razão lhes dou! Agora os anos passam a voar!

Que o tempo corre depressa é uma constatação!... Mas que é igualmente intemporal para algumas coisas importantes desta vida, também é uma certeza! Que o digam as nossas beldades de duas rodas, carinhosamente apelidadas de pasteleiras!

A malta BTTHAL com alguns amigos
Algumas, durante anos a fio, prestaram-se ao transporte dos seus donos, envelhecendo lado a lado com eles…. Outras, depois de algum uso, adormeceram nalgum sótão poeirento ou no fundo dos capoeiros, inertes e cobertas de teias de aranhas, enquanto outras, mais modernas, tomavam o seu lugar… tudo isto até que um dia alguém as decidiu reabilitar e trazer de novo à luz do dia, hoje, séc. XIX, com um titulo “pomposo”, mas merecido – Bicicletas Antigas!Assim se chega á V Feira do Feijão Frade da Lardosa e ao IV Passeio de Bicicletas Antigas.

Desde o seu inicio a equipa BTTHAL,sempre se fez representar nos eventos ligados a esta bonita e sui generis Feira – primeiro no BTT e depois, e desde sempre, nos passeios de bicicletas antigas. Igualmente nos associamos aos sempre apreciados passeios pedestres pois a região é um cantinho agradável para estas lides e a organização exemplar. 2010 não foi excepção.

João Valente e o Álvaro
Mais uma vez dissemos - presentes! E claro, com traje a rigor, boinas incluídas! Eu (FMike) e João Valente juntamo-nos com as nossas Peugeots, ás Yé-Yés dos amigos Álvaro, Carlos Lozoya, Paulo João e Zé Manuel Machado e ao “novato” Fidalgo, com uma das relíquias do Pinto, todos igualmente trajados à época com os mais variados apetrechos de outrora, enriquecendo o vasto colorido que cedo se formou no sábado em pleno recinto da Feira. A nossa colega e amiga Xana, dignissima companheira do CLI igualmente "emprestou" o seu colorido traje ao evento pois para além de vir vestida á altura, trouxe um representante da nova vaga de bikers - o Carlitos Junior, que numa moderna cadeira adaptada a uma velha Yé-Yè passeou ao longo de toda a confraternização, preparando-se assim para a herança dos seus progenitores... bicicletas pois então!

Paulo João
A azafama era muito, ou no fosse este mais um recorde batido – 151 beldades de duas rodas compareceram nesta que já promete ser uma das maiores concentrações a nível do pais, pois o interesse da RTP nas vésperas e da RFM no próprio do dia, somente o vieram confirmar – O Passeio de Bicicletas Antigas da Lardosa é uma aposta ganha!

Agora convém é não embandeirar em arco e começar a pensar mais nos euros e menos na qualidade deste certame, porque a malta adere porque gosta de pasteleiras é certo, mas prefere com certeza ainda mais, ir onde é bem recebido e com gosto! E o que “circulava”, sobretudo entre a malta de fora é que nunca tinham ido a um passeio assim e que queriam voltar!

Depois do grande dinamizador destas coisas, o bom amigo Pinto Infante, relembrar as regras de ouro de circular em pelotão com tais antiguidades (a falta de travões é sempre um problema…ainda houve uns toques... só chapa, sem sangue!), dirigimo-nos então á estrada EN 18-7 que liga a Lardosa á Lousa, onde logo á saída, depois da primeira contagem de montanha de categoria extra – subida da passagem de nível, chegamos a uma quinta onde nos esperava um lauto pequeno almoço, pois era preciso energia para fazer os 30 km do percurso… e que pequeno almoço!

Entremeada, febra, chouriço, morcela, farinheira, presunto, queijinho de ovelha, pão, bolos variados, fruta e bebidas á descrição, transbordavam das mesas á espera dos convivas que perante tal banquete, não se fizeram rogados – “ora enche lá o copo, ora passa lá ai um coirato”.

Carlitos e o CLI
Depois do “fatinho” bem composto, seguimos em alegre confraternização, ora com sãs brincadeiras entre os presentes, ora com frequentes “despiques pasteleiros” capazes de fazer “fumo” no alcatrão, sempre sob o olhar orientador da GNR que teve um excelente papel em manter esta malta na “linha”, também eles sempre em boa disposição, ou não fosse este um dia diferente nestas quase desertas estradinhas da nossa Beira.

Fidalgo e FMicaelo
Chegados á Lousa, fomos recebido pelo Presidente da Junta, que vendo a malta com "sede” providenciou umas mesas com bebidas, acompanhadas de umas sandochas e uns bolitos, não vá esta malta precisar de mais energia… e digo mais… sobrou pouco ou nada! Aqui tive o prazer de fotografar uma bicicleta asfáltica Peugeot, igualzinha á minha “amarelinha”, a primeira bicicleta de asfalto roda 28 (usada!) que tive, nos meus já longínquos 18 anos… ahhhh… bons tempos!

A malta começava agora a pedir café e dali aos Escalos de Cima foi um saltinho, com a muita malta a ocupar de forma ordeira o largo do chafariz, emprestando ao local um animado garrido que atraiu os habitantes locais que se deliciaram com a nossa presença, enquanto os viciados na cafeína, eu incluído, abancávamos no balcão do pequeno café em frente ao imponente Solar dos Escalos de Cima.

Grande Pinto e o rebento mais pequeno em Tandem Vintage
Repostos os níveis e desembaraçadas as línguas com a muita converseta entre os convivas, era tempo de voltarmos á estrada, pela EN 352 até Alcains, onde entramos sob o olhar incrédulo de alguns, divertido de outros e aplausos de muitos alcainenses que aquela hora circulavam nas ruas da vila, hoje prazenteiramente cheias do colorido deste manifesto “pasteleiro”… uma diversão!

Aguardava-nos a já costumeira paragem nas bombas Galp à saída da vila onde nos esperava o bom do chouricinho e uns carapauzinhos fritos divinais, que aquela hora regados com a boa da mine, souberam a pouco! Passeio de Pasteleiras sem paragem nestas bombas já nem é passeio! Isto já é um ex-libris do evento!


O grande Zé Manuel, mais conhecido pelo Avõ Cantigas (aquela Filipa era terrivel!)
“Reabastecidos os depósitos” era tempo de regressar à Lardosa, até porque a hora de almoço aproximava-se. Mas este passeio também é feito de “pontos quentes”, como se de uma Volta a Portugal se tratasse. Sabendo a malta que o próximo “ponto quente” era na Tapada das Sortes aquilo é que foi vê-los a pedalar estrada a fora, já com as narinas voltadas para as Caganitas de Ovelha… e valeu o esforço!

Bem dispostas por algumas mesas no alpendre da “Casa Agrícola” da Tapada das Sortes, estavam inúmeras qualidades de queijos produzidas pelo amigo Jorge, que fizeram as papilas gustativas dos presentes estalar de prazer, á medida que iam lambuzando o pão com a mole pasta “Caganita”, ou desgustando o bom do “ovelheiro”, sempre bem acompanhado de um tinto “Bag in Box” (Marcelo especialista em vinho em BiB, onde andas tu???)

E agora, quem é que consegue pedalar com a barriga cheia? Muito dificilmente, lá fomos pedalando pela EN 18, reunindo a malta á entrada da Lardosa para um entrada triunfante na vila e respectiva feira, muito sonoramente aclamada pelas campainhas e claxons variados que a malta trazia nas suas beldades.

Seguiu-se o almoço – feijão com certeza!, acompanhado da boa da sardinha, sempre em ambiente divertido pois como de habitual há sempre alguns companheiros e companheiras mais exuberantes que fazem a festa, lançam os foguetes e apanham as canas e aqui não foi excepção… que grupinho animado! Foi sempre em festa, com direito e tudo a bolo de aniversário, em que uma das “cachopas” mais animadas - sempre a Filipa, fazia anos, com direito a um faducho dos de antigamente e tudo… Que bela animação!

Houve depois a entrega dos prémios, em que destaco o prémio feminino, entregue á Vera, digníssima esposa do Pinto, que ia simplesmente soberba, com aquele traje levado ao pormenor e um penteado a fazer-me lembrar a minha mãe – cabelo cheio de rolos, envolto da respectiva rede! Uma risota!

A concentração continuou pela tarde fora, com as costumadas visitas aos diferentes expositores, onde me alambazei com umas “Caganitas” para adoçar a boca á Maria e a encomenda de algumas peças para as minhas pasteleiras no já amigo Luis Montez, negociante destas lides que pela primeira vez (mas não a última), esteve por estas paragens. Outros sei que seguiram a ramboia pela tarde, noite e madrugada fora, ou não fosse este um dia de festa, em que as pasteleiras são só mesmo uma justificação para mais um dia de coboiada! (Ah Ricardo... esse fígado não sabe nadar... ióóó!)

No domingo era dia de Passeio Pedestre e como de costume tinha metade da família inscrita para alinhar comigo neste passeio, ao qual vou desde sempre. Contudo o S. Pedro tem destes fainicos! Tal e qual em 2008, depois de um sábado radioso, brindou-nos com um domingo cheio de nuvens e uma chuvinha cada vez mais grossa, á medida que me dirigia para a Lardosa. Queres ver que hoje não há passeio???

E para mim não houve mesmo. A chuva aumentou de intensidade, inclemente e como a constipação que apanhei no final de Setembro, ainda me anda a tirar o pio e a fazer-me arfar da pulmoneira, cautelosamente decidi-me por não ir apanhar uma chuvada para ver se curo bem a maleita, pois há desafios novos no ar. Contudo foi um gesto pouco imitado, pois soube entretanto pelo Pinto que houve ainda 130 caminheiros que alinharam – o Álvaro e a esposa foram uns deles, apreciando mais um excelente passeio, comandado pelo incansável Pinto Infante. Para mim fica pró ano!

Termino este já longo post com dois pedidos e uma certeza – Por ano queremos mais e privilegiem a qualidade s.f.f! A certeza é que assim voltaremos!

Fiquem Bem!

FMike :-)

Fotos JValente:



Fotos FMike:
.

5 comentários:

FMicaelo disse...

Cabe-me a mim o primiro comentário em tom de desculpas... Pelos vistos publiquei o post sem este estar devidamente terminado, ou seja com o texto incompleto e sem fotos... Qualquer dano causado aos apreciados leitores deste blog deverá ser encaminhado para a ASAE, ANACOM e outras similares para ver se vou preso desta vez... Sempre será melhor passar esta crise atrás das grades....ehehehehe

Abraço e mil perdões!

Pinto Infante disse...

Desculpa. esqueceste-te de dizer que marca de tabaco/cigarrilhas fumas...risos...
Vocês fizeram parte destes 151 seres que comigo quiseram fazer deste dia história na Lardosa. Não falham a uma nestas bandas.
Sempre um prazer receber-vos.
abraço
Pinto Infante

Fidalgo disse...

Bem sei que os trajes faziam lembrar os anos passados, mas o passeio das pasteleiras foi no seculo XXI. Só para provar que o novato leu o texto com atenção!!!ehehe!!
Fiquei fã das pasteleiras. Também não seria para menos, na vossa companhia, organização à Pinto Infante e comes e bebes como eu gosto, só tinha que ficar fã.
Um abraço. Fidalgo.

JValente disse...

Trimmmmm, triimmmmm... deixem passar... trriiimmm triiimmmm... afasta que não tem travões!!! Ehehehe...

Lindo... mais um ano ao "Feijão" onde a Pasteleira cada vez mais é rainha e senhora de atracção festeira!

Eu... lá compareci com a minha Terrot, afinal de contas pertenço ao restrito lote que marcou sempre presença! E lá quero continuar a ir por muitos e bons anos na companhia dos bons amigos das duas rodas (velhas e novas)!

Ao Pinto Infante... uma única palavra! CONTINUA!

Abraço a Todos por este excelente dia em exclente companhia!

João Valente

disse...

Vocês estão irreconhecíveis! Tive que me colocar quase em cima do monitor para me certificar!
Parabéns, conseguiram parecer gente de outra época.
Beijinhos.