quinta-feira, 29 de julho de 2010

Maratona de Castelo Branco - X100 / X50

Boas a Todos
.
Como albicastrense que sou e com o devido orgulho, cabe-me desde já iniciar o rescaldo deste evento, com um agradecimento muito especial às duas associações organizadoras deste evento: Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) e Associação de Cicloturismo de Castelo Branco (ACCB), nas directas pessoas do Agnelo Quelhas e Marco Macedo. Vocês, em união… e em conjunto com as vossas equipas ressuscitaram uma prova de grande importância para a cidade - a Maratona de Castelo Branco.

Foi no dia 25 de Julho que a X100/ X50 - Maratona da cidade de Castelo Branco, se realizou. Uma prova oficial licenciada pela UVP/FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo… digamos um regresso… e logo um regresso em grande!

Atendendo ao regresso do BTT “organizado” à cidade albicastrense, a expectativa era de facto grande em prol deste evento... De salientar que a promoção/ marketing à prova foi deveras fantástica. Nalguns anos a esta parte não assistimos a um pré-evento tão dinâmico e motivador à participação. Fantástico.

Muitos mails com informações, newsletters de actualização, tracks GPS, e as mais variadas dicas e informações aos participantes… sempre disponíveis na página oficial do evento e a “caírem” na caixa de correio constantemente. Irrepreensível… um bom exemplo a seguir por muitas organizações!

O dia da maratona depressa chegou e as temperaturas dos dias anteriores faziam antever um dia diabolicamente infernal… para quem está habituado às altas temperaturas… e praticamente insuportável para quem vem de fora… ambientado a temperaturas mais amenas! Provavelmente esta foi uma das fortes condicionantes ao desfrutar em pleno dos trilhos proporcionados pela nossa rica região! Em tom de comédia… há quem lhe chame a X40ºC… terá a sua lógica! Ehehehe…

A Maratona de Castelo Branco englobava a filosofia de competição e lazer, decorrendo num palco onde os trilhos são de elevada espectacularidade… a região do Xisto… e respectivas aldeias nas proximidades da cidade de Castelo Branco. Para os mais preparados esteve disponível o duro e exigente percurso da Maratona X100, com cerca de 98 km’s… para os menos preparados… ou mais ponderados (!!!) havia a possibilidade do percurso mais pequeno, com cerca de 60Km’s, a Maratona X50, que apesar de não incluir alguns dos locais mais emblemáticos da prova, brindou com uma escolha de paisagens e trilhos brilhantes!

Na qualidade de albicastrense, e betetista da região (BTT@Castelo Branco) posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pela adesão da malta do Jersey “verdinho”, envergando as cores e símbolos da cidade e do BTT da cidade. Uma adesão que poderia ser maior… é um facto… mas sendo período alto de férias… foi uma participação significativa.



Toda a organização do evento, desde o briefing, à distribuição de atletas pelas diferentes boxes, à partida pontual… e entrada nos trilhos… sem aspectos negativos a apontar! Valeu a muita experiência, quer do Agnelo, quer do Marco… a não deixar escapar pormenores que enaltecem a prova.

Quanto a mim… toda a organização da prova… esteve excelente, a demonstrar que este evento tem pernas para andar... Os trilhos foram fantásticos, durinhos q.b... conseguindo surpreender mesmo a malta conhecedora da região. Muito Bom mesmo! Faço minhas as palavras do meu colega FMike, no que toca aos abastecimentos, estavam bem distribuídos ao longo do percurso, mas o estômago pedia algo mais sólido e consistente... “a malta anda mal habituada”! As sandochas viciam… talvez um ponto a melhorar na edição II da X100 - X50.

A questão das marcações com as fitas (que desapareceram!) colocou-se nalguns pontos, dificultando a progressão nos trilhos com várias opções de escolha! Compreende-se a dificuldade em controlar 120 Km’s de fitas… sem correr o risco de algumas serem arrancadas inadvertidamente ou mesmo de propósito por alguns "brincalhões" destabilizadores! Passará o futuro pela orientação por GPSr !?!? Já há discussão suficiente acerca disso… e as opiniões parecem continuar divergentes!

Uma palavra de especial elogio aos participantes que se aventuraram nos 100Km’s… uma prova onde o sacrifício certamente imperou, não só pela altimetria (já considerável em termos e dureza)… mas essencialmente pelo calor que se fez sentir. Foram para mim os verdadeiros heróis do dia… onde revelaram espírito de abnegação e entrega para concluirem a prova… depois de longas horas a pedal debaixo de sol tórrido! A eles… o meu elogio!

O track GPSr da prova rainha… tenho-o bem guardado… e podem crer que o farei! Não será com o dorsal nº001… mas certamente será muito bem acompanhado pelo grupo da malta habitual… lá mais para a frente, quando o tempo menos quente voltar até nós! Aí sim… encontraremos e desfrutaremos de todo o esplendor desse percurso!

Até lá… fiquem bem… Boas pedaladas… e não se esqueçam de assentar nas vossas agendas a edição do próximo X100 - X50, 2011.

4 comentários:

Agnelo disse...

Pois bem, fiquei triste por não terem feito o X100, mas como dizes vamos lá um dia destes (sim porque eu também nunca o fiz completo a pedalar), com a malta do costume, e com temperaturas mais amenas. A vossa presença é sempre uma mais valia e os comentários servem sempre para se fazer uma avaliação e melhorar aspectos que tenham corrido menos. No fim o que interessa é continuar-mos a pedalar e a promover a nossa modalidade e a nossa região.

1 Abraço

AQ

JValente disse...

Olá Agnelo... obrigado pelo comentário!

É como dizes... o X100 haverá de ser percorrido um dia... todos em conjunto, onde as condições nos permitam tirar mais e maior prazer da boa selecção de trilhos que voçês efectuaram.

Aproveito aqui o espaço do comentário... para efectuar um pequeno agradecimento à malta que me acompanhou durante a maioria dos60Km's - Álvaro, Mike e João Fidalgo.

A este último creio que lhe devemos um pedido de desculpas pela passagem fora do controlo 2... o que inviabilizou a recepção do prémio de 2º lugar na categoria -19.

João... deixa lá companheiro... todos sabemos que aquele prémio era teu... era merecido... ainda mais.... sabendo nós... que nada fizemos para o conquistar! Só demonstra o bom momento de forma em que te encontras!

Abraço

FMicaelo disse...

Pois faço minhas as palavras do JV. Por erro meu falhamos o último CP, que era importante (sem o sabermos) para o João Fidalgo. Teria sem duvida chegado ao podium dos sub-19... terá de ficar para outra oportunidade amigo. Eu ajudo-te na próxima.
Quanto ao X100/50 já fiz os meus comentários no forum e só tenho a acrescentar que queremos mais pro ano, se possivel noutra altura.
FM

Fidalgo disse...

Ao ver a reportagem, nem imaginam a inveja que senti, por não estar nas vossas fotos. Mas também, se tivesse participado de bike não teria pedalada para vos acompanhar.
Eu apanhei o meu empeno durante dois dias de 4X4, a marcar e a resolver os problemas que iam surgindo. Também gostaria de fazer parte desse grupo que vai fazer X100. Só não sei se aguentarei.
Um abraço. Fidalgo.