segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

São Vicente da Beira... Freguesia!

Era início de semana, talvez segunda ou terça-feira…. vagueava pelo mundo da Web, novidades bloguistas do BTT e afins, quando me surge um link dos Trilhos&Limitados (ilustre página do Amigo Agnelo Quelhas) clikaqui! Ora aí está um excelente percurso para o próximo Domingo! Endereço email ao Agnelo no sentido de “esgalhar” qualquer coisa para aquelas bandas! Sexta-feira, surge a resposta… em tom de proposta! Cool! O azimute estava apontado mesmo para lá!

7 de Fevereiro, Domingo, 8:00, Centro Cívico - “Docas”, Ponto de Encontro, 8 pedalantes acompanhados das respectivas montadas: Dupla Fidago&Fidalgo, Álvaro, Pedro Antunes, Nuno Maia, Bruno Dias, eu (João Valente) … e o bem aparecido Filipe Salvado, que ultimamente tem feito gazeta às duas rodas! Ehehehe! O Agnelo Quelhas, à última da hora, não pode vir biclar, avisando o pessoal disso mesmo! Excessos culinários?? Abusos vinícolas?? Horas laborais extras?? Sonos em atraso?? Ehehehe….


O grupo estava completo, o track era para cumprir… mas havia uma pequeno problema! A moda dos “pratos brasileiros” e das “correntes chupa-chupa” anda aí… e parece que o Filipe aderiu a essa onda! Mudança de corrente, e lá vinha ela no chupa-chupa! Não havia condições para ciclar tantos Km’s naquelas condições! Resolvemos desde logo, traçar azimutes à casa do Filipe para voltar a dar alegrias à velha e gasta corrente… que assentou como uma luva na transmissão! Eheheh… Vá-se lá entender estas coisas do “desmame de material novo” (ordinarices aparte… claro!!)
.

Obviamente com estes percalços… a saída da cidade já se fez a horas impróprias para grandes aventuras, nomeadamente para seguir na íntegra o track by Agnelo Quelhas que estava devidamente gravado nos 3 exemplares GPS Garmin Edge (Álvaro, Pedro e Maia)… ainda assim, com atalho aqui e ali, orientámos o percurso com destino à Freguesia de São Vicente da Beira, apesar de alguns GPS’s teimarem em cortar em sítios indevidos… ou seriam os navegadores!?!?!?
.

Saída de Castelo Branco pelos Buenos Aires, queda do Pedro Antunes perto do Vale da Pereira (prato pequeno “aspirante a brasileiro” a querer mostrar as suas potencialidades!!!) fez o Pedro galgar o guiador… tal qual coice de mula! Sem consequências, salvo a quebra no ritmo impregnado pelo grupo nesta zona do percurso! Café matinal (já perto das 10:00) no Café Central do Freixial do Campo. Atrasados… nada disso!!!
.

Freixial do Campo, Ninho do Açor, Sobral do Campo (onde não chegámos a entrar) e siga com direcção a São Vicente da Beira. Atendendo ao adiantado da hora cortámos a EN352 onde se inicia a Freguesia de São Vicente da Beira e seguimos trilhos adiante com a Serra da Gardunha a fazer companhia à nossa esquerda durante alguns Km’s! Para quando uma voltinha pela, sempre bonita e inclinada, Gardunha!?
.
O cansaço de alguns já era notório e o sofá já chamava por nós! Exactamente… à entrada da Póvoa de Rio de Moinhos… lá estava ele à nossa espera… o Sofá para a sossega (temporária!) Um bom momento de riso que deu azo à fotografia grupal de hoje! Ehehehe…. Alguns havia que já por ali ficavam… mas a cidade chama-nos… e a hora de almoço aproxima-se a passos largos!
.

Rumámos da Póvoa para Alcains e depois até Stª. Apolónia onde tínhamos um companheiro à nossa espera! O Agnelo acompanhado da estradista tinha ido desenjoar numa voltinha soft, indo ao nosso encontro para no final da etapa de hoje conviver um pouco e bebericar um… cházinho! Os “males” gástricos assim o exigiam!
.

Chegámos à cidade, com perto de 70Km’s, essencialmente planos… no entanto a meter alguns elementos menos rodados em “modo de sobrevivência”! Eheheh! O Pedro, o Filipe e o Bruno seguiram rumo aos seu lares, os restantes esconderam-se no Escondidinho para dois dedos de conversa, 4 pires de tremoços, e uns cházinhos de cevada (para uns) de ervas (para outros)…
.
Para a semana… há Rota do Azeite para quem se inscreveu, há Centro Cívico para quem não se inscreveu! Quanto a mim… irei mesmo fazer um treino laboral ali para os lados do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco! Façam o favor de ter cuidado e de não aparecer por lá…! Ehehehe…

Fiquem Bem…
Boas Pedaladas!

Sem comentários: