sábado, 29 de agosto de 2009

Malfadada... Friday Night!

Era sexta-feira…era Friday Night… era dia de nocturno cá pelas bandas albicastrenses! Para mim era a primeira edição de investidas nocturnas este ano… a expectativa até era grande…pois os relatos das Friday Night´s têm sido bastante apelativos e a adesão tem sido francamente boa! Mas… hoje, a Friday Night - The last of August… estava mesmo Malfadada!!!!

Após o términus da (impecável) Aventura GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas, optei por fazer um descanso, que coincidiu com os picos de calor do Agosto, com uns dias de férias ausentes de Castelo Branco e até com o período necessário à cicatrização das ”marcas de guerra” deixadas pelo GR. O descanso terminou e hoje foi o dia “oficial” de regresso às lides bttistas! E que regresso!!!!!
.

Com o encontro delineado para as 20:30 na Rotunda do Modelo… ponto de encontro das Friday Night’s, compareceram com vontade de pedalar no “escuro” o Álvaro, Nuno Maia, Bruno Dias, Nuno Eusébio, Luís Lourenço, Agnelo Quelhas e eu (João Valente).

As sugestões apontaram para uma voltinha circular, com saída de Castelo Branco pela estrada de acesso a Caféde, virando mais à frente em direcção ao Salgueiro do Campo, onde não chegámos e entrar! Cruzámos a ponte sobre o Rio Ocreza e encetámos a subida para a localidade do Palvarinho, onde efectuámos a primeira paragem da noite… para uma bebida fresca!

O grupo ia bastante animado, com uma conversa aqui e acolá a despontar os risos… mas… a noite escura como bréu, é um desafio à concentração de cada um e são as luzes os principais auxiliares de condução! Optei por levar a minha Single Speed (ui ui ui!) equipada com as Sigma Evo e EvoX… que constatei ficarem aquém das Sigma Powerled e mesmo das Sigma Karma Pro! Só com a junção da EvoX (máximo) se consegue equiparar à pontência das irmãs Karma e Powerled… mas a autonomia da bateria ressente-se rapidamente!!!

No que toca à SS (Tribal) e apesar de não ter concebido esta bicicleta para grandes incursões de BTT puro e duro… reconheço que é um conceito que me agrada bastante pela simplicidade e potencialidade. A relação 34-18 permite-me subir bastante rápido (desde que não sejam “paredes” longas) e em plano não esgotar desde logo a cadência … já a descer é onde me sinto mais receoso pela sua dureza e geometria baixa na dianteira (o fantasma das quedas ainda anda muito vivo na minha mente)! Eheheh!

Análises aparte! Prosseguimos para a zona do Freixial, com passagem nas proximidades da Sª de Valverde… quando, numa descida rápida com acesso ao piso alcatroado o malfadado fantasma das quedas apareceu… e fez das suas! Violento embate do Nuno Maia numa manilha de escoamento de águas a cerca de 30Km/h (hora confirmada no GPS à posteriori)! Uma pancada seca, de frente que provocou a torção do quadro Canyon Nerve XC 9.0 em 3 pontos! Impressionante à vista!

Material há muito!... Pior mesmo, foi o Nuno Maia sair projectado em frente indo cair já em alcatrão! O capacete foi vital para evitar o pior! Ainda assim as escoriações sangrantes e hematomas na face assustavam qualquer um! Despistados males maiores a opção mais sensata foi mesmo pedir o auxílio de uma ambulância INEM de modo a efectuar o transporte ao hospital o mais rapidamente possível no sentido de providenciar uma intervenção mais precisa e uma consequente avaliação radiológica! Felizmente sabemos que o Nuno está bem e que os problemas prendem-se “apenas” com as escoriações… O espírito do grupo era de consternação evidente… cada um de nós revia-se na “pele” do Nuno Maia e a dor psicológica era patente no rosto de cada um!

Há que salientar o trabalho eficaz da Equipa CODU - Coimbra e Ambulância INEM de Castelo Branco, que fizeram chegar assistência (profissional) em tempo útil a um local que não é de fácil identificação!

A Friday Night estava terminada! O silêncio imperava no seio do grupo! E foi assim até à cidade… cada um a pensar para si e (talvez) a tirar lições do sucedido! Faço minhas as palavras do Agnelo Quelhas… que me parecem muito acertadas e será a maneira mais correcta de olharmos ao sucedido: “O BTT é um desporto de grande beleza e que nos proporciona momentos inesquecíveis, com passagem em locais que nunca viríamos a conhecer de outra forma. No entanto o perigo da queda está sempre à espreita e de vez em quando mostra-se de formas algo violentas.”

A noite terminou no Café “Escondidinho” onde “afogámos” a mágoa desta Malfadada Friday Night com umas Heineken… em copos redondinhos (privet joke!)…

Nuno Maia… desejo-te uma rápida recuperação!
Esperamos por ti… nos trilhos… para vingarmos essa queda!

3 comentários:

Agnelo disse...

Caro amigo, apesar do perigo estar sempre à espreita a tua presença e a do Fernando Micaelo dão alguma segurança ao grupo, pelo menos a mim dão. Apesar dos azares foi um passeio agradável, a repetir em breve. Na próxima sexta talvez não mas na seguinte, se o tempo o permitir eu lá estarei.

FMicaelo disse...

Eh pá... Isto de chegar Domingo à noite e ler uma noticia destas deixa qualquer um, um bocadinho assustado. Caro amigo Nuno só te tenho a desejar uma rápida e completa recuperação, assim o desejo eu e todos os compichas do BTT. Quanto ao resto da malta ânimo porque o BTT é mesmo assim e espero vermo-nos muito em breve nos trilhos, de dia ou de noite!
Abraço e... Força Nuno!

Fidalgo disse...

Boa e rápida recuperação para o Nuno.
Faço minhas as palavras do Agnelo, em relação ao Mike e ao JValente, espero que continuem durante mito tempo a pedalar connosco.
Talvéz esta sexta já apareça, vou para cima esse mesmo dia. Se chegar a horas... e se mais alguém for pedalar.
Um abraço.