quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por lugares pouco habituais...

Boas a todos

A utilização da bicicleta tem a particularidade de nos permitir deslocar de uma forma fácil até locais por vezes pouco habituais, fora das rotas habituais de trabalho ou longe dos passeios domingueiros.


Cá pela região e sem termos de nos afastar muito, há uns quantos recantos pouco conhecidos que permitem uma visita calma, proveitosa e fora do comum.


Não me alongo no BTT que esse já nos permite, desde há muito, visitar locais inóspitos, outrora conhecidos ou habitados. Falo mesmo na possibilidade de utilizar uma bicicleta de estrada e ir por ai explorar aldeias perdidas ou pouco conhecidas.


Um dos locais que recentemente visitamos foi o Salgueiral. Para quem não conhece, trata-se de uma pequeníssima aldeia, localizada bem perto de Vila Velha de Rodão. Muitos já passaram pelo seu cruzamento, mas nem pensaram que ali, há gentes e casarios bem diferentes do habitual.


Num destes dias, olhamos para a placa e dissemos... "Porque não?" E lá fomos. O alcatrão pode não ser de autoestrada, mas é mais que suficiente para podermos cursar por ali. Em pendente ligeiramente ascendente, entre quintas e quintinhas chegamos então à aldeia. Logo à entrada somos brindados por um antigo lagar à direita, enquanto que à esquerda, uma serie de fotos em tamanho XL retratam os idosos habitantes do local. Muito bom!


Seguindo a estrada entramos propriamente na aldeia, onde se destaca a forma de construção das casas. Recorrendo à pedra quartízica conjugada com o xisto, dá às casas um aspecto diferente, pois nunca tinha visto este tio de construção. Vale a pena a visita!


Outro local onde já não ia há anos de bicicleta era o Arneiro. Um local onde já tive umas boas pandegas à volta do prato da miga, uma aldeia alentejana cheia de belos trilhos para pedalar e caminhar. 


Numa manhã fresca, com algum nevoeiro, passagem por Vila Velha Rodão, direção Arneiro. A ideia era simples, visitar a aldeia e beber uma cafezada. Embora pouco distante de Vila Velha de Rodão, a aldeia é tipicamente alentejana, dominada pelo seu casario branco, baixinho, junto em banda. Um bonito recanto ali mesmo ao lado do Tejo e as minas auríferas dos romanos - Conhal do Arneiro.


Um cafézinho no "Tulio", uma boa conversa no calor do estabelecimento, dominado pelos cheiros inebriantes da cozinha e cá fora, uma meia dúzia de fotos, a registar o momento para postar aqui no blog. Uma manhã bem passada!


Dois sítios a sul de Castelo Branco, bem pertinho das rotas habituais da malta que pedala, mas que nem sempre são visitados. Vale a pena a deslocação. Atrevam-se!

FMike :-)

3 comentários:

Pinto Infante disse...

Sempre agradável ver esta dupla ao assalto por aí.
Mas desta vez acrescentaria:
..."por lugares pouco habituais"...com esse valente pouco habitual nestas andanças...eh eh.
Abraço
Pinto Infante

JValente disse...

Amigo Pinto... pouco habitual nas práticas lúdicas de "esgravatar no pó, lama e terra"... aquilo que chamam de BTT (estou afastado...mas vou regressar...não sei é quando!)

Agora... no que diz respeito ao "cheirar e respirar esses alcatrões beirões"...tenho livro de assiduidade (quase) exemplar! Eheheheheh!

Grande abraço
Obrigado pelos teus comentários neste nosso cantinho!

Manuel Costa disse...

Bom era uma bike com dopping mecanico, vê lá:
https://producaoindustrialblog.wordpress.com/2017/02/11/vivax-assist-doped-electric-bike/