quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A primeira ida ao Jamor... não foi para ver futebois!

Boas a todos!

Uma verdadinha!!! Com quase meio século de vida, nunca tinha posto os "cotos" no Estádio do Jamor e tudo o que o mesmo representa, em termos de amplo espaço dedicado ao desporto, mas sobretudo conhecido como palco final da Taça de Portugal! O início do ano, dita o inicio da maioria dos calendários desportivos, sendo o "palco" do Jamor, a primeira prova de duatlo. 

Foto: Celino Augusto

Mais uma vez o Clube de Triatlo do Fundão deu-me oportunidade de participar neste calendário desportivo representando as suas cores. Embora sem fim à vista da tendinite - fasceíte plantar que me atormenta, lá me fui preparando (mal!) fisicamente, um pouco dependendo do tempo livre (pouco) e das dores que às vezes me limitam. Contudo, quando há vontade, o resto tem de vir por acréscimo!

Foto: Clarisse Henriques

Num clube bem cotado nacionalmente, com grandes atletas a representá-lo, não é fácil para um "rookie" como eu fazer bons resultados, mas o gosto está lá e a possibilidade de aliar o running com as bicicletas, mesmo em espírito de competição, não invalida que não se obtenha prazer naquilo que se pratica.

Foto: Clarisse Henriques

E se duvidas houvesse, basta assistir a um "espetáculo" de duatlo. Digo espetáculo, porque quem assiste tem a possibilidade de ver grandes nomes do panorama nacional, a esforçarem-se por bons resultados, que além fronteiras tem levado o nome de Portugal bem longe. Mas como por aqui só os "futebois" contam, estes eventos passam um pouco ao lado dos media....

Foto: Celino Augusto

Também são muitos os atletas de "fim de semana" a embarcar nestas andanças, quer filiados em clubes, quer como participantes em "prova aberta", experimentando as sensações de um desporto de "altíssima" intensidade. O circuito do Jamor é exigente, difícil e traiçoeiro.... mas é lindíssimo, com paisagens de cortar a respiração e claro, com instalações ótimas para a prática do desporto. Estes lisboetas têm uma sorte!...

Foto: Clarisse Henriques

Mais uma vez acompanhado com o Nelo e a Rosário, rumamos ao Jamor para a X edição deste duatlo. Pelo caminho encontramos o Catarino, o Salvado e o Fábio. Já em Lisboa esperavam-nos os Ricardos e o Pedro. Uma serie de atletas, distribuídos por vários escalões, alguns deles já com créditos bem firmados na disciplina. Para mim era uma estreia nesta prova. Como bons anfitriões, lá me foram dando dicas importantes, sobretudo sobre a facilidade como se escorrega e cai aqui.... mas já lá vamos!

Foto: Rosário Quelhas

Cumpridas as formalidades, a prova começou 15 minutos mais tarde, com os primeiros 6 kms de running, que foram corridos num "ápice" tal era a intensidade e velocidade dos atletas! Num circuito de sobe e desce, com passagens por terra e empedrado, num ritmo alucinante! Seguiram-se quase 16 kms de BTT por entre a mata do Jamor, incluindo uma passagem por dentro da tribuna do estádio! 

Foto: Mozinho Aventura

Aqui ditou o meu primeiro "espalhanço" nestas provas. Numa viragem em empredado que parecia manteiga, a pressão de outros atletas atrás de mim e alguma azelhice minha fizeram-me estatelar no empedrado, deixando-me bem dorido, sobretudo no "orgulho"... e na coxa esquerda! Seguiram-se ainda algumas descidas bem escorregadias e umas quantas subidas enlameadas, onde toda a gente tinha de fazer PTT (pedestre todo o terreno)!

Foto: Celino Augusto

Lá cheguei à zona de transição para os derradeiros 3 kms finais de running, meio "empenado", mas ainda com alguma energia para os metros finais. O resultado apesar de tudo foi meio "amarelado" pois refletiu bem a minha falta de treino e o amasso sofrido. Uma boa lição para aprender!

Foto: Celino Augusto

No fim de contas o CT Fundão trouxe alguns bons resultados, com destaque do Nelo com um 5º lugar no nosso escalão, que dita bem o esforço que tem dedicado ao desporto! Continua Nelo! Agradecer mais uma vez a oportunidade que me foi dada pelo CT Fundão. OBG! Dia 7 há mais!

Foto: Celino Augusto
FMike :-)

1 comentário:

Pinto Infante disse...

A bitola já vai alta...
Espero que o espalhanço tenha sido só os cromados esmurrados e "só" no orgulho nada mais.
Belo evento e parabéns pela vossa classificação/participação.
Pinto Infante