sábado, 4 de dezembro de 2010

Delícias da Neve... na Serra da Gardunha!

É verdade… já lá vão uns dias… mas não poderia deixar de assinalar o dia em que me fiz à Serra da Gardunha juntamente com o companheiro Agnelo Quelhas! Recentemente perdi (por indisponibilidade) a oportunidade de desfrutar a beleza das cores Outonais na Serra da Estrela… do que vi… até fazia crescer água na boca! Depois surge na blogosfera do BTT a Sierra da Gata… mais do mesmo… autênticos mosaicos de paisagens avassaladoras! Era demais… ser “privado” de pedalar em dois cenários brutais! Não poderia de modo algum desperdiçar o convite lançado pelo Agnelo para o feriado do 1 de Dezembro… ir ver a Neve da Gardunha!

Com o dia parcialmente livre, decidi dizer “pronto” ao convite! Era importante fazer-me à estrada afim de continuar a sequência de treinos específicos para o Tróia-Sagres (Treino nº4), e para além disso mantinha-se a esperança de poder ir contemplar a “possível” neve existente na Serra da Gardunha. Era o 2 em 1 perfeito!

Já com algumas 10 voltas consumadas à volta do Hipermercado Modelo... eis que vislumbro o Agnelo aparecer (atrasado!!!). Eram 8:10… fizemo-nos à estrada! Nada de novo… cadência certa, passagem à dianteira alternadamente, lá seguimos via N18 até Castelo Novo, onde ainda mantínhamos a esperança de encontrar o amigo Fidalgo à nossa espera! Pura ilusão! Lá no fontanário de Castelo Novo… só mesmo os madeiros já prontos a arder na noite de Natal e a melancolia da localidade. Nada mais! Ruas despedias, chaminés a começar a fumegar! Ainda não é Inverno… mas o frio já cá “mora”!

Fizemos uma pequena paragem afim de comer alguma coisa que nos conforta-se para a subida progressiva que aí se avizinhava… rumo às antenas da Gardunha! O céu carregado de um nevoeiro invernal, escondia uma montanha surpreendentemente limpa! Confesso que enquanto comia, estava um pouco céptico relativamente às condições meteorológicas. Cheguei a comentar que não iríamos ver nada diante dos olhos… tal era o nevoeiro que se fazia sentir ali em Castelo Novo! Valeu aquela vontade (extra) do Agnelo em “arriscar” a progressão! Se não tivéssemos idos…tínhamos perdido uma manhã brilhante, daquelas que nos ficam na memória!

À medida que íamos ascendendo na aldeia histórica, era possível vislumbrar aqui e ali, umas abertas acima do nível das nuvens. Bom sinal! Já em piso térreo começam a aparecer os primeiros flocos de neve “envergonhados”… derretendo quase a olhos vistos! Mas este cenário mudava a cada pedalada que íamos dando na altitude da Gardunha! Perto dos 1000 metros de altura a paisagem era já avassaladora! Um tapete coeso de nuvens sob o nosso olhar. Era o nevoeiro que se fazia sentir “lá em baixo”! Estávamos agora sobre ele, como se de um manto de algodão imenso estivesse diante dos nossos olhos entendendo-se pelo horizonte! Espectacular! A neve… essa era já era presença constante e aqui e ali já dificultava a progressão proporcionando momentos bem divertidos!


Em ritmo lento, fomos progredindo serra acima! A prioridade era a contemplação do cenário! Quantas vezes pedalamos na neve?? Poucas… muito poucas! Alguns… talvez nunca! Havia a necessidade de aproveitar ao máximo! Registar momentos, absorver boas sensações! Aproveitar, aproveitar… aproveitar… enquanto podíamos! De facto chegámos a comentar que tinha sido uma pena… ninguém mais ter aderido à iniciativa! Com a malta do costume… esta manhã teria saído ainda mais rica!



Cada vez com as antenas mais próximas e a quantidade de neve a aumentar exponencialmente, fomos avisados por dois fotógrafos que por ali se encontravam disparando as suas profissional-machines que seria difícil a progressão até ao topo da serra atendendo á quantidade de neve! O jipe que os conduzira até ali tinha ficado atascado! Imaginem só a quantidade de neve!!! Ainda assim… com o tempo (cronológico e meteorológico) a nosso favor fomos seguindo serra acima, também registando os nossos momentos nas digitais!



Ainda conseguindo pedalar por algumas centenas de metros pelas abertas dos rodados do jipe deixadas no terreno, depressa se tornou impossível a progressão por causa da altura da neve! Sem tracção era impossível manter o equilíbrio. Passámos pelo local onde o jipe efectuou inversão de marcha… verificando que daí para a frente era terreno “virgem”!!! Um longo tapete branco entre giestas amareladas… uma autêntica passadeira de recepção à zona das antenas! Muito bonito mesmo!



Bonito… sem dúvida! Mas a progressão com as bikes à mão, pisando neve com cerca de 20cm’s de altura durante cerca de 1-2Km’s… fez alguma mossa nos nossos gémeos! Valeram as paragens sucessivas para disparar a digital… autênticos “caçadores” de bons retratos… para aqui partilhar com os que “negaram” o convite! Eheheh…

.
A chegada ao topo, junto às antenas, sabia a “vitória sobre Evereste” e lá o tempo estava mais “feio”… muito mais frio, mais nevoeiro e neve caindo do céu! Fizemos a única fotografia de grupo do dia e conforme tínhamos em mente tentámos a descida para a vertente sul da serra! Tentámos… não realizámos! A neve era imensa, a progressão a descer era difícil, o manto de neve escondia as “ratoeiras” do terreno! Seria arriscado levarmos avante esta iniciativa! O bom senso levou-nos a regressar pelo mesmo caminho que tínhamos subido! Aí sabíamos com o que podíamos contar!


Se a subida já tinha sido hilariante qb, a descida foi “brutal” em divertimento! Dava a sensação de estarmos a “surfar” com a bike… tal era o “rabear” da dita ao “rasgar” o manto de neve macia! O manto de nuvens estava ainda bem distante… e deixava espreitar em alguns momentos a bacia hidrográfica da barragem de Santa Águeda. Um lençol de água “vestida de prata” com os seus braços abraçando os terrenos envolventes. Excelente cenário!


A velocidade da descida não permitiu “brincar” tanto tempo com a neve e a sua envolvente como o tínhamos feito na subida! Ainda assim… íamos de alma cheia! Tinham sido umas horas espectaculares… que certamente iremos relembrar sempre nesta altura do ano. Pensar que estivemos bem perto de não ter vivenciado esta manhã faz-nos dar ainda mais valor à inciativa de termos seguido serra acima em Castelo Novo!

Já no Casal da Serra, era tempo de acalmar os ânimos e fazer de novo a progressão… tal qual Tróia-Sagres… mas aqui bem perto… Casal da Serra-Castelo Branco!
.
Uma palavra de agradecimento ao Agnelo pela companhia, camaradagem e boa disposição partilhada comigo durante esta manhã! Excelente!


4 comentários:

Agnelo disse...

Pois é amigo. Às vezes é preciso arriscar para "petiscar". Foi sem dúvida uma excelente aventura. Esperemos que os Invernos futuros, cada vez mais rigorosos (segundo consta) nos proporcionem mais algumas destas "brincadeiras".
Abraço

FMicaelo disse...

Excelente aventura já eu tinha comentado...quem me dera ter ido... fica para o próximo nevão... o Inverno ainda nem começou...eheheh

Pinto Infante disse...

João foste um Valente a subir as antenas na companhia do AQ. eu na 6ª feira não arrisquei pois de facto aquilo estava deslumbrante...bela reportagem.deixo a sugestão que no próximo nevão, se todos podermos que tal uma sessão de pedrada na gardunha, com neve claro?!
Pinto Infate

JValente disse...

Obrigado pelos Comentários!

Vamos ver se para o ano nos orientamos melhor... de maneira a que todos juntos possamos desfrutar de uma manhã "delíciosa" na neve... aqui bem pertinho de nós!

Abraço
João Valente