segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Militares de 2 Rodas??

O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de Outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. No presente ano, para assinalar data tão marcante, o Exército Português instituiu, no período de 20 a 24 de Outubro, um conjunto de actividades comemorativas, a desenvolver no Continente e Regiões Autónomas. Castelo Branco, foi (literalmente) invadido pela cor “verde tropa” durante estes dias.
.

No ponto de encontro “Centro Cívico - Docas”, a parafernália de material bélico, tendas de campanha, torres de lançamento, era tal, que cheguei pelas 8:00, e não se via ninguém!!! A malta do BTT estava bem camuflada entre este cenário! Um olhar mais atento e lá estavam sobre a pala cinzenta cimento da Sical, os pedalantes de hoje: Bruno Dias, Luís Lourenço, João Afonso, Abílio Fidalgo, Pedro Antunes, Ricardo Cabarrão, e eu (João Valente). Imbuídos por este espírito militar face à envolvente, “sacámos” uma fotografia inicial camuflados e protegidos por um dos muitos “canhões” ali presentes. Momento engraçado… ainda bem pela manhã!

Os azimutes apontavam para a zona do Juncal do Campo - Vale Sando onde o Luís Lourenço tinha uns tesourinhos para partilhar! Saímos da cidade pela zona do Modelo, cortando à esquerda no Parque de Campismo em direcção à Tapada das Figueiras. Nesta zona, o grupo da Pires Marques: Pedro Barroca, António Cabaço e Silvério seguia o mesmo trilho que nós, com objectivo da visita a Camões (não o Poeta, mas a Localidade!!). Cumprimentos entre todos, seguimos em conjunto até ao Recinto de Festas da Nossa Senhora de Valverde, onde, para espanto de todos, a habitual passagem se encontra agora vedada e trancada a cadeado, impedido a transposição do recinto para os caminhos à frente. 180º de rotação e retomámos o anterior caminho de modo a contornar o espaço vedado, depressa percebendo o motivo de tal vedação… toiros, ah pois é…!! Não se atrevam a saltar a vedação em próximas incursões… ou o encontro poderá não ser muito feliz!!! Ehehehe…


Nas imediações do Juncal do Campo, a batuta estava a cargo do Luís Lourenço que nos brindou com uma séries de voltas e reviravoltas, por sinal bem engraçadas, baralhando-nos o Norte a todos! Após este aperitivo, parámos nas Bombas de Combustível do Palvarinho (ou será Palveirinho, lol!!) para o café da manhã… abatanado para o Silvério!


Ali tão perto do Palvarinho, não poderíamos desperdiçar a oportunidade de percorrer o single-track mais afamado da zona, onde o Fidalgo teve um furo lento. Certamente terá sido a primeira vez que se parou a meio do single para “dar à bomba”… há sempre uma primeira vez para tudo nesta vida! Lol


Após a passagem do Palvarinho, o grupo dividiu-se: Pedro Barroca, Bruno Dias, Pedro Antunes, Abílio Fidalgo e Ricardo Cabarrão encurtaram caminho para a cidade, onde tinham como objectivo chegar mais cedo para assistir à Parada Militar prevista para as 12:30 em Castelo Branco. Os restantes (João Afonso, Luís Lourenço, António Cabaço e eu (João Valente), seguimos direccionados ao Salgueiro do Campo, e depois Chão da Vã. Ainda avistámos ao longe 3 bttístas que não conseguimos identificar! Não há dúvida que este desporto parece ter-se massificado… esperemos não ser uma moda!


Passámos pela localidade de Camões, onde fizemos uma fotografia de grupo com a bonita paisagem envolvente atrás de nós. Dali em diante, o Luís Lourenço voltou de novo a pegar na batuta de maestro e ofereceu-nos mais uma série de passagens, subidas e descidas, algo técnicas e em ritmo vivo. Espectacular! A dúvida era mesmo só uma… travar com um dedos ou com dois (é assim ou não João Afonso!?)!!!


Cruzámos a Serrasqueira, com descida à Praia Fluvial do Muro, onde efectuámos pequena paragem para abastecimento antes de enfrentar mais uma boa subida até ao Palvarinho. As temperaturas da manhã anteviam a permanência de frio, pelo que a malta já ia com agasalho adequado! No entanto, a manhã revelou-se diferente, com um sol aberto e as temperaturas quentes para esta época do ano! Resultado…um bom suadouro!!!


No Palvarinho, bebemos uma bebida fresca no café Fontanário, seguindo depois até à Ponte de Ferro e sucessiva subida para alcançarmos visualmente a nossa cidade de Castelo Branco, que contornámos, entrando pela Quinta das Isabeldeiras de novo em piso asfaltado.

Hora de chegada 13:20, 65Km’s…de uma boa miscelânea de trilhos, onde o Luís Lourenço mostrou ter também ele um bom “baú de tesourinhos” para partilhar com a malta das bikes! Obrigado pela partilha!

Abraço a Todos
Fiquem Bem

1 comentário:

FMicaelo disse...

Ora é assim mesmo uma voltinha domingueira cheia de garra! Pena eu não estar em CB... perdi uma barrigada de bons trilhos! Gostei sobretudo do "Abatanado" em cima do moinho... estava a ver se enganava a Moleira para lhe dar um pãozinho? eheheheh