sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ten on Ten (!!!)

10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte do poeta luso Luís Vaz de Camões em 1580. É Feriado Nacional de Portugal. Para nós… amantes do pedal… mais uma boa oportunidade para sacudir o pó às bikes e junto dos amigos dar uma voltinha por esses campos fora!

10 de Junho e 10 Pedalantes se juntaram à hora do costume no Palco do BTT Albicastrence - Centro Cívico: Álvaro Martins, Pedro Antunes, Filipe Salvado, Luís Antunes, Nuno Dias, João Afonso, Nuno Maia, Pedro Barroca, Victor Piedade, e eu (João Valente).

Ainda nas Docas informei o restante pessoal que hoje teria de estar em Castelo Branco pelas 12:00, e sem atrasos! Compromissos familiares obrigaram-me a cumprimentos horários um pouco mais apertados!!! O Pedro Antunes associou-se à causa… e o restante grupo não se opôs! Afinal de contas, tal como o Álvaro disse… até às 12:00 ainda podemos fazer muito BTT!!! Ehehehe…

Sem demoras… o João Afonso (mais uma vez) encabeçou a liderança do track… e levou-nos a re-visitar algumas zonas de beleza extraordinária… onde nunca me canso de pedalar! Passagem pela Taberna Seca e descida para o Rio Ocreza, onde o caudal de águas ainda vai alto, subida (espectacular) para as Benquerenças. Sempre… seja Inverno, seja Verão… muito, muito bonito!

Hoje o dia estava meio encabrunhado… e a chuvinha “molha parvos” ainda se fez sentir por duas ou três bátegas ligeiras… servindo para arrefecer motores mais quentes!!! A par com o tempo meio esquisito para a época… afinal de contas estamos em pleno verão… ainda tivemos alguns percalços durante a volta de hoje.

Algumas quedas e deslizes inesperados, furos a dobrar, e um “susto de morte” com o assobio do comboio a zumbir bem perto dos nossos ouvidos (!!!)… na transposição da linha férrea junto à Represa. Silencioso até bem perto de nós… e eis que nos surpreende em plena linha com as bikes na mão!!! Grupo dividido entre os dois lados da linha…. e a velocidade do veloz e maciço inter-cidades a passar entre os 2 grupos! Muito cuidado nas próximas passagens!!! Foi um tanto ou quanto uma voltinha atribulada no que toca a azares!

Da Represa… e com o horário ainda bem a nosso favor, galgámos a Serra das Olelas para a outra vertente, para depois encetarmos alguns km’s mais até à cidade de Castelo Branco, onde chegámos com as 12:00 em ponto no meu ciclómetro e cerca de 50Km’s… percorridos. O Álvaro tinha razão… bom BTT se faz em pouco tempo!!!

Não acompanhei (com pena minha!) os restantes na “sessão solene das condecorações” alusivas ao Feriado Nacional… na Associação do Valongo… mas pelos relatos, os grandes vencedores do dia foram os vitamínicos Tremoços XXL, as frescas e loiras Sagrespan, e o sempre presente e cada vez mais vincado espírito de Amizade, Grupo e Camaradagem.

Amigos…
Fiquem Bem
Vemo-nos nos Trilhos…

Sem comentários: