Este passado domingo teve o condão de nos dividir por dois bons eventos - JValente a pedalar com a malta das Docas em direcção à Amieira, sob a batuta do João Alfonsingles e eu, FMike, a caminhar sob a batuta da malta da Associação da Boa Esperança. Quanto á primeira aventura aguardamos impacientemente o post do JV. Quanto á segunda cá vai disto!...
É certo e sabido do nosso gosto pelas mais diversas actividades outdoor, em que os passeios pedestres, organizados ou informais assumem um papel importante no panorama das aventuras, congregadores e lúdicos para toda a familia, permitindo, perdoem-me a expressão, uma desenjoadela do pedal!
Às 9 h já se juntava um grupo não muito grande, de cerca de 40 a 50 caminheiros, alguns dos quais bem jovens, para um passeio que prometia cerca de 15 quilómetros. com dificuldade média-alta. Bem vestidinhos com uma t-shirt alusiva ao evento, lá começamos o passeio em direcção à Sra. Santana, onde viramos à direita em direcção ao Monte de S. Martinho. Até aqui tudo bem, nada de novo a registar.... mas o que é que será a Rota do Gaz??
Numa manhã eminentemente primaveril, o Sol começava a mostrar todo o seu esplendor, fazendo brilhar os campos floridos que este longo Inverno teimava em querer esconder... Como está bonita a paisagem campestre! Dá gosto andar por ai!...
Chegamos então ao arraial da casa agrícola de S. Martinho onde fizemos o primeiro abastecimento, com água e bolos secos caseiros á descrição, já bem apetitosos aquela hora. Mas o que me impressionou foi o grau de destruição daquel monte agrícola, agora sob a tutela de uma entidade de CBranco. Que pena o património estar assim tão a degradar-se!
Embora não ciclável, a "Rota do Gaz" permite alcançar a zona do Forninho do Bispo, passando entre as Cascatas da Sra de Mércules e o Monte, num vai vem continuo de subidas e descidas algo ingremes, que fizeram alguma mossa aos menos habituados. Contudo permite obter bonitas paisagens e visualizações de vida selvagem, onde surgiram alguns coelhos e perdizes. Bonito!
Alcançado o fundo da Sra de Mércules era tempo de reabstecer novamente, tendo sido a fruta e a água os elementos mais apreciados. Começava agora uma lenta subida pelos terrenos do Forninho do Bispo, numa zona que estava habitulamente fechada ao "trânsito btteista"e que nos levou até ao fundo das Queijeiras da Rebouça, no Olival Basto, subindo depois até á estrada da Fonte Santa, por onde regressamos à Associação.
No bar da Associação, recentemente restruturado e devidamente equipado com uma esplanada à maneira, tinhamos à nossa espera a boa da cervejola fresquinha e a mesa posta, onde nos serviram uma bela, gostosa e abundante grelhada mista, bem regada com um tinto de boa qualidade, ainda complementado para quem queria, com umas sardinhas na brasa que estavam deliciosas, sempre servidas com boa disposição e muita amabilidade.
Podem ter sido as primeiras organizações desta Associação nestas coisas de outdoor, mas que correu bem, isso correu. Estão já prometidos para Junho novos eventos onde se incluem as festas dos Santos Populares e também - registem já - um passeio de BTT no dia 27 de Junho, por terras de caça da Associação, a bem dizer, pelos terrenos exigentes das barreiras do Pônsul.
Fiquem bem!
FMike :-)
Sem comentários:
Enviar um comentário