quarta-feira, 26 de novembro de 2008

No encalce das Azinheiras!

Foi no dia 14 de Novembro... já lá vão uma série de dias! Pois é...não tem havido muito tempo livre para postar aqui no blog! As lides laborais estão ao rubro e há que aproveitar as oportunidades que surgem... logo o BTT recai um pouco para segundo plano! Mas... o jejum de quase duas semanas tinha de cessar!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com umas alterações a fazer na Geocache BTTHAL das Azinheiras... agarrei na minha fiel companheira TrekBike e mesmo sozinho pus pedais a caminho dos trilhos! As Azinheiras... aldeia fantasma pertinho da aldeia das Benquerenças é sempre um óptimo ponto a visitar! A calma e harmonia reinam no local e permite-nos descobrir sempre recantos que outrora foram cheios de vida e hoje em dia acabam por estar votados ao abandono! Eu, pessoalmente gosto de apreciar... mesmo sozinho, como foi o caso deste dia!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Efectuadas as alterações relativas ao Geocaching nas Azinheiras, apontei azimutes paralelos à A23 e segui rumo à localidade da Represa onde visitei o meu avô! O homem anda em plena labuta da apanha da azeitona... nem um cálice da docinha geropiga me ofereceu! Eheheh! Diz que é só para quando levo companhia!!!! Ficou desde logo prometida uma visita com mais adeptos do pedal!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de dois dedos de conversa (fiada)... encarrilhei pelos trilhos das Olelas indo depois curtir a adrenalínica descida que vai cruzar com a estrada dos Cebolais. Aqui optei por enveredar pelo "alcatroni" atendendo ao adiantar da hora! Pelo alcatrão.... tudo rola com mais energia e assim depressa cheguei a casa onde uma banhoca retemperadora e uma refeição convidativa me puseram fino para mais uma jornada de trabalho ao serviço da saúde!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Amigos

Fiquem bem...

Uma volta de Afinações e Ajustes!

Apesar de ter ido pedalar com o companheiro FMike no dia 24 de Novembro (Explêndida Aventura), tinha esta quarta-feira (dia 26 Novembro) livre... Assim, depois de ponderar decidi preparar o material para me juntar aos habituais presentes da Pires Marques.

Acordei de manhã... vesti equipamento especialmente indicado para o frio (calças, luvas e meias impermeáveis e isotérmicas, 2 mangas e um corta-vento!)... quase parecia um boneco Michelin! Mesmo assim... o frio matinal era tanto que até se sentia os pêlos do dito cujo a enrolar! Ehehehe!

Cumpridos os 4 Km's até á Pires Marques esperei que alguém aparecesse. Aparece pouco depois o companheiro Pedro (Danone). 8:00.... 8:05... 8:10.... 8:15... mau... algo se passa! Será que já mudaram o ponto de encontro para o Centro Cívico!!?!?!?! Pego no telenóvel e faço uma chamada para o Filipe! Com voz meio ensonada e a sentir-se o aconchego do vale dos lençóis sou informado que ele e o AC faziam gazeta e não marcavam presença! Estava feito o grupo... eu e o Pedro!

Depois de uma troca de ideias decidimos atrilhar até aos Escalos de Baixo e cumprir aquilo que foi parte da maratona Central Bikes realizada no ínicio deste ano! Ainda nem 10 Km's percorridos, começei a sentir aquele som característico TSSsssssssssssssssssssss! Boa.... furo no rodado dianteiro! Mais de um ano sem furos e vou furar num dia em que o frio até gela o pensamento! O pneu tubless é um espectáculo... desde que tenha liquido anti-furo!!! No meu caso específico, este já não foi suficiente para colmatar a perda de ar! Toca a "botar" uma câmara de ar...e dar à bombra para aquecer... que o frio faz-se sentir!!! Foi o ínicio de uma manhã de afinações e ajustes que a minha bike foi alvo!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Já nos Escalos, decidimos fazer uma pequena pausa no café Acordeão para o cafézinho matinal, quente e saboroso! A alma sai reconfortada e o corpo agradecido! Começo a constatar que as luvas e as meias da SealSkinz Waterproof são mesmo eficientes... pois trago as mãos e pés... bem quentes!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Daqui seguimos para os trilhos cacorreados na Maratona CentralBikes, onde errámos uma ou duas vezes o trilho correcto... provavelmente por causa da conversa animada que fomos fazendo! Conhecia o Pedro apenas de vista e hoje deu para aprofundar conhecimentos e aprender coisas bastante úteis acerca do mundos das afinações e ajustes na bicicleta!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ajustes esses que foram necessários nas minhas mudanças dianteiras! Iniciou-se um ruído incomodativo metal-metal que acentuva em subida, bem como tinha uma mudança a saltar nos 4º e 5º carretos da cassete! O Pedro com a sua clama e mestria deu-me um jeito precioso nas roscas de afinação! A ele o meu obrigado! Ahhh... e óleo, é preciso uma corrente bem oleada...!Eheheheheh! Foi uma diversão!

Entrámos mais tarde no Vale do Pônsul, onde percorremos trilhos já mais conhecidos por mim! A abordagem à cidade foi feita... a subir... claro está... por uma das várias hipóteses existentes, culminando no caminho que nos faz atravessar a Srª de Mércoles.

O percurso foi rico em conversa, e em temperaturas baixas, pelo que as fotografias foram escassas! O conta-Km's marcou a barreira dos 56Km's percorridos em ritmo vivo. As voltas a dois permitem aprofundar conhecimentos de parte a parte! O Pedro é um tipo às direitas!

Amigos

Fiquem Bem...

Trilhos do Xisto 2008

"Um passeio espectacular com uma vertente lúdica desenrrolada na senda dos fornos comunitários... a não perder!"

É assim que Roberto Nabais (http://castelobrancobybike.blogspot.com) anuncia aquilo que vão ser os Trilhos do Xisto 2008!

Photobucket

BTTHAL vai contar com alguns participantes já habituais e também com uma estreia! Não percam a fotreportagem aqui!

Amigos

Fiquem Bem...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BTTHAL com "Prémio DARDOS"

O Blog BTTHAL foi recentemente nomeado para o Prémio DARDOS pelos blog's:

- "AC-Trilhos e Aventuras" (http://ac-trilhoseaventuras.blogspot.com/);

- "As Voltas do Pinto Infante" (http://pintoinfante.blogspot.com/).

Foi com muito agrado que recebemos esta distinção! Na verdade até ficamos um bocadinho "babados" e "vaidosos"! Saudamos desde já ambos os blog's que nos nomearam, prometendo dar continuidade e "graciosidade" a este "projecto"!

Photobucket

"O PRÉMIO DARDOS foi criado para reconhecer o trabalho que cada blogger realiza a nível fotográfico, literário, cultural, pessoal, etc, demonstrando assim a sua criatividade e vontade de partilhar. Estes selos, foram criados com a intenção de promover o convívio entre bloggers, uma forma de demonstrar reconhecimento por um trabalho, que valoriza a Web."

Quem recebe o prémio DARDOS deve seguir algumas regras:

1º. Exibir a distinta imagem;
2º. Linkar o Blog pelo qual recebeu o prémio;
3º. Escolher outros blogs a quem entregar o prémio DARDOS.

Seguindo a ideologia referente ao Prémio DARDOS, o Blog BTTHAL nomeia para o prémio DARDOS apenas um blog.

O nomeado é: Doutor Enfermeiro
(http://doutorenfermeiro.blogspot.com/)


Trata-se de um blog que enaltece "A melhor profissão do mundo; Enfermagem". Este blog traduz de forma inteligente, aguçada e realista o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, ciêntifica, técnica e humana da classe. "Os enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois orgulhosamente existe um título que nos define e torna únicos: Enfermeiros".

A este blog... PARABÉNS!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Propósito do Pedal... Entendemo-nos!!!

Boas a todos outra vez!

Perdoem-me a ousadia, porque até nem tenho aparecido para pedalar mas por amizade a todos e por boa compincharia, acho que já posso dar a minha colherada nesta malguita. Da discussão nasce o entendimento, já dizia o filósofo!

Recentemente lançou-se na blogsfera e na pedalosfera a discussão sobre mudar o dia da semana e local em que a malta do BTT - Sem Stress - Kuduro - Grupo Alta Competição CB se devia juntar para ir pedalar pela nossa bela Beira.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Quanto á mudança do dia não houve grande cri-có-cé, tendo a malta praticamente já adoptado a quarta-feira. Se para alguns é indiferente e se dá jeito a outros, porque não?

Agora quanto ao local é que a coisa, parece-me, tem estado meia turva. Surgiu um email a lançar essa discussão mas pouco se tem adiantado, uma vez que nem toda a gente tem dado opinião, ou por falta de tempo, ou por falta de vontade ou mesmo por indiferença, o que só aumenta a confusão e as dúvidas.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Assim acho que será importante lançar esse debate e nada melhor que lançá-lo aqui e quanto antes, não vá haver mal-entendidos clivadores. Se primamos por valores e ideais como a amizade, o companheirismo, o espírito de entreajuda, a cumplicidade, a partilha de conhecimento e experiência, o gosto pela modalidade, o prazer de pedalar rumo ao desconhecido, a aventura sem stress e o vício das sagrespan, porque não aplicar esses ideiais e esses valores numa coisa simples como esta?? Será assim tão dificil chegarmos a um entendimento??

Em qualquer relação seja de que natureza for há sempre discussão construtiva, cedências de parte a parte e objectivos comuns que têm de ser bem falados e definidos, sob a pena de daqui a uns tempos termos um dos melhores grupos de amigos em BTT, transformado nuns grupinhos com cada um a puxar a carroça para seu lado. Assim não! Não me identifico!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Já que ninguém quer formalmente lançar o debate, olha... arriscamos nós, apesar de não podermos ir sempre pedalar nestes dias! Propomos mudar o local de encontro do BTT - Sem Stress - Kuduro - Grupo Alta Competição CB para as Docas, mantendo-se, é claro tudo o resto como até aqui - dias da semana (quartas-domingos), horas (modificáveis consoante a altura do ano ou rota traçada), orientações e postagem do AC, propostas de rotas discutivéis, grupo de amigos, abertura a novas amizades, valores e ideais, etc, etc, etc... Para lançar alguma luz sobre o assunto deixo também algumas vantagens e desvantagens que identifiquei.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Vantagens: Centralidade para todos, Espaço, Visibilidade, Meia Distância para todas as saídas (Café e Cerveja);

Desvantagens: Rompimento com a nossa "tradição", algum Trânsito, alguma distância das mais habituais rotas de saída;

Acho que a decisão deve ser ponderada por todos e dada aqui ou noutro sítio qualquer, sob a forma de comentário. Conforme saia luz verde para a mudança ou para a continuação acho que deve ser uma decisão ponderada por todos, discutida por todos e claro votada por todos para chegarmos a bom termo.

Vamos a isto malta! Opinem!

FMike :-)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Propósito do Pedal... Contornar a Crise!

Boas a todos!

Um bocado arredado destas coisas a dois pés (pedal só mesmo em alcatrão) e a duas mãos (estou sem computador e sem net), parece que imigrei para outro mundo, mas não é verdade. Fielmente tenho-me mantido por aqui a apreciar as aventuras dos outros e claro a ajudar a publicitar as (poucas) aventuras em que tenho participado, escrevendo algumas frases nos posts que por aqui têm surgido.

O post de hoje fala-nos em contornar a crise. Como? Simples meus amigos! Com as nossas bikes... pura e simplesmente!

Aqui está uma bela rua cheia de lama, terra, pedras, valas, etc etc

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Tenho (tinha!), lá escondinhinha na minha garagem a minha primeira bike de BTT, comprada no já longinquo ano de 1995, na loja do amigo Zé da Mata. Poderão estar tentados a pensar que a coitada deve estar um farelo, mas podem já desenganar-se. Paulatinamente sempre a conservei em bom estado, com muito poucos up-grades - pneus quando se gastavam, umas rodas novas há uns anos atrás, calços de travão e pouco mais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com quase 9000 km passou estes anos todos, umas vezes com muita utilização, ultimamente com pouco ou nenhum uso. Sinceramente fazia-me pena vê-la ali sem acção. Ainda tentei que a Maria me acompanhasse mas nem pó.... pedal não é com ela. Mas o caso, recentemente mudou de figura....

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A instituição hospitalar onde trabalhamos é pobrezinha, comparada com a da Covilhã que até vai comprar motas para os funcionários (diz um jornal cá do burgo)... Por cá, depois de umas sugestões BTTHAL, apareceram uns "estaciona-bicicletas" para nós podermos parquear as nossas gingas se decidirmos vir trabalhar... a pedalar!

Estacionamento VIP junto ao INEM

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Foi com grande alegria que recebemos tal novidade e fiz questão de transmitir isso mesmo a quem de direito. É muito bom ver que há preocupações ambientais e de mobilidade a motivar todo este investimento. Da parte da "organização" BTTHAL fica já aqui o nosso público MUITO OBRIGADO!

Para quem quiser saber - podem vir a fazer análises ou visitar um amigo em duas rodas - há um porta-bicicletas junto ao heliporto, outro junto á entrada da Urgência e outro ainda junto á Base da VMER-INEM e Morgue. É gratuito (é só trazer cadeado), pelo menos por agora tem sempre espaço para mais uma (ao contrário dos carros que já não cabem), há alguma vigilância (o segurança passa de vez em quando e há câmaras) e claro colabora para a poupança de combustivel e de eurónios (Galp.... roam-se de inveja!). Portanto usem e abusem!

Cá está uma subida de montanha de primeira categoria!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora com tais argumentos já não há desculpa... decidi, sempre que possa, ir a pedal até ao meu local de trabalho. Para tal coloquei a uso a minha ginga mais velhota, praticamente sem acessórios (só o conta km e pouco mais) e ala moço que se faz tarde! Tem sido espectacular voltar aos primeiros tempos em que as bikes nem suspensão tinham e em que as transmissões eram puras...e duras... Ferro!

Hummm... já tou a ver por aqui algumas reticências em relação a ir pedalar para o trabalho... pouca aventura, trânsito, transpiração, etc. etc.

Nem o médico de serviço resisitiu a uma voltinha...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Virem para lá esses pensamentos!

Trânsito: Têm sempre opção de circular por ruas menos movimentadas e o trânsito aqui em CB não é muito dificil de contornar. Nas poucas filas dos semáforos até conseguimos avançar um bocadito mais rápido que os carros. (E não pagamos portagens nem selo de circulação!);

Transpiração: Basta levar uma muda de roupa numa mochila quando temos algum encontro mais repenicado. (Ouvi dizer que algumas miudas gostam do cheiro a cavalo....eheheheheh);

Pouca Aventura: Se fizerem como eu até quase esquecem o BTT - basta passar nas ruas em obras em que as pedras, terra, lama e até charcas de lama fazem as delicias. E sempre fazemos ronha nos amigos que não se atrevem a fazer o mesmo... (A Maria é que pode não gostar do fatinho Burberry's cheio de pó e respingos de lama);

Vantagens: Poupança de gasóleo, diminuição do colesterol, rapidez a chegar, sensação de liberdade, lugar de estacionamento garantido. (O meu carro já pediu o divórcio...)

Querem mais?? Vamos ás gingas! Experimentem lá!



FMike :-)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"Vamos ver as vistas no...Tá-se Bem!!!"

Na impossibilidade de participar no IV Raid AC previsto para hoje, dia 9 de Novembro, mas com o apetite de BTT no auge, cedi o desafio on-line do Fidalgo em ir pedalar... mas para uma volta menos duradoira! Juntaram-se a nós o Marcelo e o Filipe Salvado. Ponto de encontro do quarteto, 8 horas, Centro Cívico (Docas). Ainda era madrugada (como alguns lhe chamam)... e não se via vivalma pela cidade. O frio matinal arrefecia-nos o corpo... mas o sol... esse iria aparecer em esplendor pela manhã dentro!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

"Vamos ver as vistas no Tá-se Bem!!!"... alguém sugere (eu não menciono nomes!!!)... os restantes concordam e assim se dá ínicio a uma manhã impecável de BTT, com as condições meteorológicas ideais(para mim) para a prática do BTT. De Castelo Branco até à localidade da Lardosa enveredámos por trilhos e estradões já bem calcorreados pela malta do BTT, com a boa disposição dominante do Fidalgo e do Marcelo. É agradável ter gente assim a pedalar ao nosso lado!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Despressa se chegou ao "Tá-se Bem" onde o soar do sino da igreja vizinha chamava para a eucaristia! A nosso missa era outra... e sentámo-nos no café local para apreciar.... Sim... apreciar um belo cafézinho! Apreciar... uma sandocha.... Apreciar... um iogurte ou uma barrita.... Ah... e apreciar!!... Ehehehe! Com as "carnes" mais retemperadas e descansadas... saímos pela estação de caminhos de ferro da Lardosa, com um sobe e desce constante até à Lousa. Daqui enveredámos por alguns novos trilhos (para mim) , que nos levaram a passar nos Escalos de Baixo!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A chegada à cidade fez-se pela zona da Garalheira, com paragem (a convite) do Fidalgo nos seus aposentos reais, onde se procedeu à lubrificação de articulações e dobradiças com o remédio do costume! A acompanhar saiu milho e caju... enquanto se tentava fazer a encomenda de material para o site da Chain Reaction! Será que foi direitinha!?!?!?!?

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A minha Trek ainda marcou 71Km's... que passaram sem quase dar conta!

Excelente manhã! Excelente companhia! Excelente BTT!

Ahhh... e as "Vistas" recomendam-se! Eheheeh!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Com sabor a Raid...

Hoje foi o fim do jejum com a malta da Pires Marques! À largas semanas que não ia ao ponto de encontro BTT mais célebre da cidade de Castelo Branco... a Quinta Pires Marques! Motivos... férias, férias e mais férias (3 períodos em época de verão... não é para qualquer um, só para quem merece! ehehehehe!)...e depois trabalho, trabalho, trabalho sempre a coincidir com os Domingos e Terças... enfim, coisas da vida!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas... logo hoje que marquei presença... fui enganado! Desconhecia a ideia de que a volta de hoje fosse do tipo "sem horas"! Ainda assim e entusiasmado com a ideia de revisitar a Gardunha nem sequer coloquei a hipótese de abandonar o grupo, apesar de saber que ia mal equipado em termos de mantimentos... mas bettísta que se preze trás sempre consigo um "bilhete" de 10 eurónios no camelbak para o que der e vier... e que jeitinho que hoje deram!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A saída deu-se pelo portal do frigorífico por trilhos bem conhecidos até ao centro nevrálgico da Lardosa... que aquela hora estava deserta... pois os pedestrianos (III Feira do Feijão Frade - Percurso Pedestre) certamente já andariam pelos campos fora... e que bom dia estava para caminhada! Já fumegava na povoação um cheirinho a feijão ciclista que certamente foi servido ao almoço! Ehehehe! BTTHAL tinha lá um digno representante...FMicaelo... que em breve já nos fará companhia no BTT! Assim o espero!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Quanto a nós.... um grupo de 13 delirantes do BTT atracamos no "Tá-se Bem" para o café matinal... que deveria ser pago pelo "atrasado da manhã" Luís Lourenço, mas o estreante Nuno "Cadaval" antecipou-se! Foi a sorte do Luís que sorria de contente! Ehehehehe!

Daqui seguimos rumo até à contagem de montanha do dia... a Serra da Gardunha! Ainda uma paragem no Louriçal onde o grupo se fragmentou... uns por medo à subida (!!!) outros por compromissos horários! Assim, Nuno Dias, Pedro, Carlos Sales e Álvaro... seguiram por terrenos mais planos até Castelo Branco! Os restantes... afoitos... seguiram até à Casa do Guarda!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A subida é exigente, todos o sabemos, mas a superação do psicológico é fundamental! As paisagens envolventes são únicas e a Marateca lá ao longe dá um realce magnífico à paisagem! Tirámos uma fotografia grupal nas mesas de piquenique (e de outras coisas!!!!!) perto da casa do guarda! Segue-se a descida alucinante até ao Casal da Serra onde é obrigatória a paragem na fonte para abastecimento de líquidos (frescos e salutares) da água da serra!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Já com hora próximo ao almoço e o corpinho a pedir conduto vimo-nos obrigados a percorrer os trilhos que nos levaram direitinhos ao Restaurante do Alfredo na Póvoa de Rio de Moinhos! A bela da bifana no pão tilintava nas nossas mentes... mas... dia de Domingo... e ainda por cima feriado já sa sabia que o espaço estava à "pinha"... pelo que o compasso de espera ainda foi longo! Animação e convívio não faltou ou não tivessemos entre nós um dos elementos do "Grupo de Alta Competição de Castelo Branco"... Abílilo Fidalgo!

As bifanas estavam do melhor... bem regadas com "Sagrespan" do tipo médio e Seven Up do tipo XL... foi ao gosto do freguês!!! Pior foi depois o momento de "montar as burras"!!! Pareciam trôpegas... ou seriam as nossas pernas! Foi quase em tom de arrasto, típico do pós-prandial, que nos dirigimos até Castelo Branco!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ainda em trilhos anexos à Sª de Valverde, surge o azar do dia! Um furo de dimensões vulcânicas (mais parecia uma cratera a espumar lava) na roda traseira do AC! As várias tentavias de remendo revelaram-se infrutíferas... acabando por se ver obrigado a utilizar o SOS... Assistência familiar!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com menos um elemento (AC) e também o João Afonso que seguiu por estrada até Castelo Branco, os restantes 7 bravos, Filipe Salvado, Jorge Palma, Abílio Fidalgo, Nuno "Cadaval", Nuno Maia, Luís Lourenço e eu (João Valente) seguiram rumo até à cidade! Chegámos eram 15:30, com um acumulado de +/- 1250 metros e 92Km's no cortiço!

Foi uma excelente volta, em execlente companhia... com verdadeiro sabor a Raid!

Vemo-nos nos trilhos....

João Valente

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Monheca até à Stª Catarina de Sena!

A Geocaçada à célebre Ponte da Monheca sobre o Rio Pônsul já estava apalavrada à uma série de tempo! Ora porque o tempo estava agreste, ora porque não tinha comparsa para o pedal, ora porque estava a trabalhar, ora porque simplesmente não me apetecia… enfim… lá chegou hoje o dia de pegar nas TrekBikes e enfrentar caminho até à Ponte.

Claro está na companhia de FMike… marcámos encontro na Rotunda da Europa pelas 9horas… já com o cafézinho programado antecipadamente nos Escalos de Baixo!

Conversa banal, últimas novidades, trivialidades ou talvez não… depressa chegámos aos Escalos de Baixo onde nos esperava um escurinho/quentinho daqueles que aquecem a alma! Apesar de não estar frio… a manga comprida já sabe bem e as abertas de sol quentinho são uma alegria para quem pedala! Para mim… este é um bom tempo para desgastar os pratos da talega! Assim haja tempo para isso… Ehehehehe!

Daqui (como quem diz!!!) até à Monheca é “sem mãos no travão” (onde é que eu já ouvi isto!!!)… por aí abaixo até avistar o Pônsul! De bicicleta os enjoos não se notam tanto nestas curvas… já a azia no regresso… essa é constante! As subidas têem lá porras!!! Ehehehehe!

Já me esquecia de mencionar…o porquê… da vinda para estas bandas! Ahh… já adivinharam! O Fidalgo (prestigiado atleta do Grupo de Alta Competição de Castelo Branco – GACCB)… viu-nos no nosso ponto de encontro e logo adivinhou… “Vão pró Geocaching!!!!???” Ora pois está claro!!! É bom para pedalar, faz-nos matutar um pouco (ainda em casa) fazendo o TPC, refina o nosso sentido de busca e orientação, faz-nos conhecer novos lugares e um pouco da sua história, que geralmente é desconheida para o comum dos mortais… Enfim… só vantagens… a meu ver!

Já agora… ficam aqui com um pouco de conhecimento (gratuito) acerca deste belo lugar! (Informação retirada do site oficial do geocaching!):

“Esta ponte, conhecida por Ponte da Monheca, tem a sua denominação oficial como A Ponte de Ponsul, em referência ao rio que atravessa. Situa-se na estrada N240 que liga Castelo Branco às Termas de Monfortinho e está “encravada” num belíssimo vale. A flora local é dominada por oliveiras, mas a inclinação do terreno dificulta o uso que quaisquer instrumentos que facilitem a apanha da azeitona.

Este pequeno troço, que atravessa o vale, foi durante décadas famoso pelas suas 64 curvas (várias discussões se mantiveram sobre este número) e local de grande atracção, quando por ali passava o Rally TAP, nos seus tempos áureos.

Esta estrada, aquando da EXPO98, sofreu profundas obras que vieram tirar a piada toda ao trajecto, claro que a segurança aumentou. Ainda é possível encontrar vestígios da antiga e saudosa estrada, na orla da actual.

O Rio Ponsul tem a sua nascente
em Penha Garcia, corre em direcção a sudoeste, numa extensão de 82Km e desagua na margem direita do Rio Tejo, na localidade de Lentiscais (Malpica do Tejo).

A ponte da Monheca foi construida no reinado do Rei D.Luiz I, quando era Ministro da Obras Públicas António Cardoso Avelino. Teve o seu início de construção a 4 de Setembro de 1872 e a conclusão a 12 de Agosto de 1875. O Projecto e a Direcção da obra foram da responsabilidade do Capitão de Engenheiros A.M.d’A.C. Fidie.

A ponte foi despojada de algumas peças, como uns bancos de granito que existiam no tabuleiro e que alguns amigos do alheio entenderam levar para o “seu” jardim. Recentemente a ponte sofreu obras de restauração donde resultou o alargamento do tabuleiro permitindo que actualmente seja possível o cruzamento de duas viaturas.”

Gostaram???… Então já vos dou mais… ehehehe!

Vencido o desafio da cache da Ponte da Monheca seguimos caminho até à Capela de Santa Catarina de Sena, que dista uns 4-5 quilometros da ponte! Um local bastante aprazível pelos seus campos verdejantes que circundam o templo religioso! Também este local foi brindado pelo Geocaching… repousando por lá (algures) mais um tesourinho!

E se esta capela, não vos diz nada… pois muito bem… o Site do Geocaching… fornece alguma informação que partilhos com vós… assíduos leitores:

A Capela de Santa Catarina situa-se no lugar de Antinha perto do Ladoeiro no concelho de Idanha-a-Nova. Esta capela guarda uma imagem de Santa Catarina de Sena muito antiga, inspiradora de forte devoção. É um pequeno e harmonioso templo datado de 1872.

Conta a Lenda que andava um honrado lavrador a amanhar a terra com uma junta de vacas no sítio da Antinha, e um dos animais morreu repentinamente. Aflito e desgostoso com a perda de tão útil animal pôs-se o lavrador a chorar a sua pouca sorte, pois, acabava de perder o “ganha-pão” da sua numerosa e necessitada família e implorava, por isso, o auxílio divino. Apareceu-lhe, então, Santa Catarina que devolveu a vida ao animal e lhe ordenou para ir ao povoado contar o sucedido e dizer do seu desejo que naquele preciso local fosse erguida uma capela em sua honra, mas com o alpendre voltado a poente. Acudiram os habitantes a satisfazer prontamente o pedido mas virando o alpendre a nascente como era costume na época, pensando que o lavrador vidente se havia equivocado. No dia seguinte, porta e alpendre estavam caídas no chão. Refizeram a obra deixando na mesma o alpendre dirigido a nascente e de novo ele voltou a ruir. Convenceram-se, então, os habitantes de que o lavrador não se havia enganado e executam a obra segundo as indicações recebidas. Ainda hoje podemos apreciar a capela com a porta e o alpendre voltados a poente e, estamos certos, a fé dos ladoeirenses jamais deixará cair por terra este pequeno templo que tanto carinho e estima infunde ao povo do Ladoeiro.

Catarina de Siena (25 de Março 1347 – 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina nasceu em Siena, Itália no dia 25 de Março do ano 1347. Aos 7 anos de idade Catarina consagrou a sua virgindade a Cristo e aos 15 ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Catarina encarou a sua clausura com seriedade e vivia encerrada no seu próprio quarto, onde, por intermédio da oração e diálogo afirmava que estava sempre com e em Cristo. Catarina abandonou a sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermos e abandonados, tendo praticado grandes actos de caridade. Nesse mesmo ano, recebeu uma visão e ficou estigmatizada. Na visão Cristo lhe disse de d’ora em diante ela trabalharia pela paz, e mostraria a todos que uma mulher fraca pode envergonhar o orgulho dos fortes.

Em 1970, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, sendo a única leiga a obter esta distinção. O Papa João Paulo II declarou-a co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz.

Isto hoje está muito cultural… e longo! Ehehehe! Ok… vou ser rápido a partir de agora!

O regresso a Castelo Branco era simples… 25Km’s … alguns deles com contagens de 1ª categoria. A bom ritmo entramos na cidade… com perto de 60Km’s nas pernas. A hora ainda não era tardia… daí que resolvemos ir até às Docas beber uma fresquinha para olear as articulações mais desgastadas! Dizem que agora a moda é a Hheiinnnekkkennn… mas a Sagrespan… é bastante eficaz e parece que até é mais barata! Sabem como é esta história dos genéricos! Ehehehe!

Já agora… e a talho de foice… as Docas…

Como já perceberam a malta BTTHAL já anda a ensaiar as partidas e as chegadas made in Docas… e a coisa até tem corrido bem! Logo pela manhã ainda há pouco movimento pelo que se beberricarmos umas cervejolas para matar o bicho ninguem se vai escandalizar… nem os bebedolas que ainda por lá vadiam com os olhos remelosos… nem os atarefados bancários que só vêm notas e moedas. Portanto é um bom ponto de partida. Nem as voitures incomodam muito porque vai tudo pelo tunel…. é mais chique!

Quanto à chegada a coisa já pia mais fino… mal nos sentamos apareceu logo uma empregada toda jeitosa e solicita a perguntar se queríamos alguma coisa….ora se não queríamos….nem a perninha a abanar da subida da monheca nos iria impedir de… de… ai ai… bebermos umas sagrespam!

Já com ela nos beiços (a sagrespan!) foi a vez de aparecer um amigo das bikes… A medo lá o convidamos a sentar… mau… mau… que eu só trazia trocos… e o João já tinha pago os cafés… se este gajo aceita ficavamos a lavar chávenas! Mas não…o rapaz ia cheio de stress do trabalho! Nada de álcool! Melhor ficamos nós…. ali sentados a gozar os raios de sol invernais.

Digo-vos… é um excelente sitio para começar e acabar voltinhas! Dá visibilidade ao nosso desporto, dá bom apoio para quem vai nas últimas a pedir sagrespam para as dores e claro serve de meio caminho a toda a gente. Acho que para Janeiro ano novo… ponto de partida novo!